02 abril 2014

Economia: Vivix - Vidros Planos é inaugurada em Goiana

Foram iniciadas oficialmente, na manhã de hoje (02), as atividades da nova fábrica de vidros planos - Vivix, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. A Vivix é a primeira empresa do setor no Brasil com tecnologia global e capital 100% nacional. O investimento total foi de mais R$ 1 bilhão. Estiveram presentes na inauguração das atividades o governador Eduardo Campos, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, entre outras autoridades municipais.

Durante a cerimônia de inauguração o presidente Vivix, Paulo Drummond, afirmou que a empresa vai produzir metade de toda a demanda nacional de vidro, parcela que antes era importada. "Vamos atender a uma demanda crescente do mercado de construção civil e moveleiro. Já estamos trabalhando com 60% de nossa capacidade, porque precisamos calibrar o forno. Tivemos um pico de 91% e, quando estivermos em 100%, iremos produzir metade de toda a demanda nacional de vidro. O Brasil irá depender menos da importação de vidro e o produto ficará mais barato", afirmou.

Com a chegada da Vivix, 410 novos empregos diretos e mais de 1,5 mil empregos indiretos foram gerados na Zona da Mata Norte. E segundo a empresa, 75% dessas vagas são preenchidas por mão de obra goianense. A empresa produzirá vidros planos incolores e coloridos, pintados, laminados e espelhos.

A empresa iniciou a produção das suas primeiras chapas de vidro há 30 dias. Com isso a produção deve chegar a 900 toneladas diárias. A empresa é uma das poucas indústrias de vidros float do mundo que realiza a extração das matérias primas em minas próprias. O escoamento da produção será feito através do Porto de Suape.

Para Eduardo Campos, a instalação de novas plantas fortalece também as que já estão implantadas. “Além de atrair novas marcas, o Governo do Estado conseguiu desenvolver as empresas que aqui estavam, pois a maioria delas foi teve o parque industrial ampliado”, disse o governador, lembrando que nasceu no Recife, mas que passou parte de sua infância em Vitória de Santo Antão. “Tenho um carinho especial por Vitória de Santo Antão e tenho certeza que a cidade está no caminho certo, crescendo junto com Pernambuco”, completou.

O governador disse ainda que, dentro de alguns anos, Pernambuco será um dos cinco estados com maior participação industrial no PIB, que é a soma de todas as riquezas do estado. “Esse segmento terá 30% de participação no PIB”, adiantou Eduardo.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-