26 abril 2014

Economia: A expansão imobiliária no Litoral Norte


O mercado imobiliário está em expansão nos litorais do Estado. A pesquisa, realizada pela Fiepe, apontou crescimento de 10% nos lançamentos no Litoral Norte nesse mesmo período.

Para a economista Mônica Mercês há pontos cruciais que respondem por essas novas fronteiras urbanas. “Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Vetor Sul, e grandes plantas industriais no Vetor Norte, como, por exemplo, a da Fiat e todo o seu efeito multiplicador que a cadeia produtiva de uma indústria automobilística promove”.

No Litoral Norte, banhado por praias como Ponta de Pedras, Catuama e Carne de Vaca, os imóveis também estão mais valorizados, com alta de 10%.

Norte ressurge com novas fábricas

Há 35 anos, a Ilha de Itamaracá, que fica no Litoral Norte, a 50 km da Capital pernambucana, era considerada a coqueluche do mercado. O motivo é simples. Antes, no Litoral Sul, a infraestrutura não era devidamente explorada. Depois que as construtoras e investidores voltaram os olhos para o outro lado, o Norte ficou em segundo plano. Mas, entre altos e baixos, o local voltou a ser alvo de investimentos, especialmente pelo surgimento de novos bairros e a chegada de grandes empresas, como a Fiat, o que tem valorizado a área.

“Todos esses aspectos têm ajudado a resgatar a famosa Ilha de Itamaracá e todo o Litoral Norte”, afirma o presidente do Creci-PE, Petrus Mendonça. A empresária Cristina Souza, 42 anos, também enxerga o potencial imobiliário na região. Ela comprou uma casa em Itamaracá há 18 anos. Na época, a propriedade custou, aproximadamente, R$ 60 mil. Hoje, o valor ultrapassa R$ 350 mil. “Até pensei em vender o meu imóvel, mas há uma tendência de crescimento perceptível na área, principalmente se o presídio fosse transferido para outro lugar”, opina a empresária.

Fonte: Folha PE 
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-