05 julho 2013

Polêmica: Prefeitura de Goiana divulga nota que decreta estado de emergência por conta da estiagem. Porém os últimos meses foram de muita chuva


Por Jota Júnior


A Prefeitura de Goiana publicou ontem (04), uma nota decretando estado de emergência em Goiana. A nota foi publicada no site oficial da instituição. Na publicação, Goiana foi diagnosticada com a única cidade do Estado em situação de emergência por conta da forte estiagem (seca) dos últimos meses.

A nota diz o seguinte: O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, decretou a cidade de Goiana como a única em Pernambuco que se encontra em situação de emergência devido a forte estiagem dos últimos meses. O decreto 056/2013 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 28. Além de Goiana, os municípios de Campo Grande (AL), Capela (AL), Olindina (BA) e Uruçuí (PI) também foram diagnosticados pelo mesmo desastre.

Porém, Goiana registrou nos últimos meses fortes chuvas, que inclusive deixaram ruas e casas alagadas. O que contradiz a nota. Em resposta, o secretário de comunicação do município, Fernando Chalegre, disse que a imprensa goianense teria distorcido o fato.

Segundo o vereador e ex-prefeito, Beto Gadelha, nesses casos o município é beneficiado com uma verba, destinada pela União ou o Estado. 

A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande.

Leia a nota a integra.
Clique para ampliar 


 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-