03 julho 2013

Indústria: Recife vira comando mundial da área industrial da Fiat

Mudança demonstra relevância do projeto de Pernambuco para os negócios da multinacional do setor automotivo

O comando da área industrial da Fiat/Chrysler foi centralizado no Recife, de onde um membro do primeiro escalão mundial do grupo vai acompanhar de perto o desenvolvimento do complexo automotivo, considerado o “estado da arte” em tecnologia. O polo de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, é um investimento de R$ 4 bilhões e representa todas as apostas da companhia para manter a futura liderança no quarto mercado automotivo do planeta, o Brasil, que tem no Nordeste sua principal nova fronteira.

A absoluta relevância que a Fiat dá ao projeto em Pernambuco foi demonstrada ontem pelo anúncio do presidente do grupo na América Latina, Cledorvino Belini, em evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) de Pernambuco, encontro que reuniu dezenas de donos e presidentes de companhias estaduais, além de autoridades como o vice-governador João Lyra Neto.

Belini anunciou a instalação no Estado, sem menção ao período de permanência, do escritório de Stefan Ketter, diretor mundial de Manufatura da Fiat/Chrysler e membro do conselho, máximo escalão do grupo. Para entender o poder decisório do executivo, basta dizer que ele tem sob sua linha de comando a área industrial de 158 fábricas da Fiat automotiva.

No topo, a Fiat SpA (sociedade anônima) se divide em Fiat/Chrysler, que se ramifica em fabricantes de carros e de autopartes, e a Fiat Industrial, de fábricas de tratores e veículos pesados. Na Fiat/Chrysler, Stefan Ketter comanda toda a área de linha de produção e é ainda membro do conselho.

Filho de alemães, o executivo nasceu em São Paulo em 1959 e dividiu os estudos entre Brasil, Alemanha e França. Após experiências no desenvolvimento de indústrias para Volkswagen e Audi, ele ingressou na Fiat em 2004, onde comandou a construção de fábricas na China, Sérvia, Estados Unidos e México.

O papel dele, agora, é cuidar de uma peça-chave em um momento fundamental do grupo no Brasil. “A construção da fábrica de Pernambuco é o maior empreendimento Fiat/Chrysler no mundo. Está em plena fase de construção. Envolve uma equipe enorme, um controle enorme e necessita de uma gestão própria. Então, a Fiat deu um passo extremamente importante”, explicou Belini.

“Ketter é o responsável mundial por manufatura. E foi tomada uma decisão importante. O escritório dele passa a ser no Recife. E do Recife ele vai comandar o mundo e, também, a construção dessa fábrica”, complementou Cledorvino.

JC Online
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-