28 junho 2013

Cultura: IAPÔI Cineclube realiza segunda interação do projeto Dentro e Fora das Telas


O projeto do IAPÔI Cineclube, “Dentro e Fora das Telas”, vem realizando o reconhecimento e valorização das identidades culturais, salvaguardando o respeito à diversidade cultural, valores éticos, étnico e estéticos, bem como os costumes e crenças; estando em consonância com os eixos do Plano de Política Pública de Cultura da Fundarpe.

O projeto valoriza os grupos locais, colabora para o fortalecimento do Recanto Cultural da Yá e do terreiro “Ylê Axé Oyá Oníra” como um espaço de reconhecimento e encontro de culturas existentes no município de Goiana e ainda garante um trabalho engajado na educação do audiovisual e dos direitos do público ao acesso a bens culturais, a formação de público de cinema no interior, geração de renda e o fortalecimento e desenvolvimento do cidadão na política pública de cultura.

O projeto “Dentro e Fora das Telas” irá realizar três sessões cineclubistas, uma em cada mês, onde os filmes que serão exibidos terão situações, ambientes ou contextos que possibilitem o reconhecimento, o debate e a reflexão com o público, que logo em seguida irá mergulhar através da música nas discussões trabalhadas. Esta será a segunda exibição.

O IAPÔI Cineclube existe desde abril de 2009 e contava com sessões quinzenais até junho de 2011, no centro da cidade de Goiana. Contudo, desde agosto de 2011, o IAPÔI passou a realizar sessões mensais na periferia do município, no bairro intitulado de Nova Goiana, comunidade de baixa renda e de precária estrutura de serviços públicos, mas que concentra a maioria dos grupos de cultura popular da cidade.

O Cineclube realiza suas sessões no Recanto Cultural da Yá, onde funciona o terreiro “Ylê Axé Oyá Oníra” de Dona Nininha, e onde, todo o último sábado do mês, antes de iniciar o Coco da YÁ (festa de coco de roda organizada por Dona Nininha), o IAPÔI realiza suas sessões.
A 2ª interação abordará o chorinho, através do filme “Brasileirinho”, do diretor Mika Kaurismäki, que busca as origens do ritmo do choro brasileiro, e logo após o cine-debate, acontecerá a apresentação do grupo de chorinho Boêmios do Japumym, outro grupo também do município. Logo após ao cine-debate, acontecerá a apresentação do Coco da Yá, grupo de coco de roda.

E a última interação é sobre o rap, por meio do filme “O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas” de Marcelo Luna e Paulo Caldas, que falam de Helinho, Justiceiro e de Garnizé, músico. Dois jovens de uma mesma periferia, e duas vidas cruzadas pelo mesmo tema: a violência urbana. E encerrando o cine-debate, apresentação do grupo R.V.A [Rapaziada Voz Ativa], grupo de rap de Goiana.

A ação cultural é uma realização da IAPÔI Cineclube e conta com o incentivo da Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

SERVIÇO
Quando: Todo o último sábado do mês
Onde: Rua Paraíso, nº 95, no bairro da Nova Goiana, em Goiana-PE.
Quanto: Entrada Franca

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-