12 fevereiro 2013

Perigo: Campanha falsa no Facebook promete sortear 14 iPhones e engana mais de 200 mil

Uma falsa campanha no Facebook que promete sortear 14 iPhones 5 de 64 GB até o dia 31 de março já engou mais de 200 mil usuários brasileiros na rede social. A página de fãs “Apple Inc Brasil” tenta se passar por uma página oficial da Apple para o país no Facebook usando uma logo adaptada com a bandeira brasileira e fotos de produtos.

O único post publicado pela página afirma que a empresa recebeu um lote de aparelhos que não podem ser vendidos por estarem “sem a película exterior da caixa”. Ao final da explicação, o post pede que os usuários compartilhem a imagem e curtam a página. O autor da publicação sugere que a escolha da cor do aparelho seja feita nos comentários.

“Recebemos 14 iPhones 5 64GB que não podem ser comercializados por se encontrarem sem a película exterior da caixa. Vamos SORTEAR os 14 iPhones através desta página a quem COMPARTILHAR esta imagem e GOSTAR/CURTIR esta página. O sorteio termina no dia 31 de Março de 2013”, diz o post que ainda deseja boa sorte.
Há ainda um link encurtado pelo bit.ly que direciona o usuário uma suposta página oficial da App Store Brasil (chamada de App Store BR) com uma cópia do post falso do sorteio.
É bom lembrar que a fabricante americana não tem perfil ou página oficial no Facebook e no Twitter, e não faz promoções de iPhones por meio de redes sociais. Há páginas oficiais da fabricante do iPhone e do iPad para a App Store e a iTunes, apenas.

Em fevereiro de 2012, outro falso sorteio, muito semelhante ao atual, dizia que a página recebeu 14 iPhones 4S como cortesia da Apple e pedia que os usuários curtissem e compartilhassem o conteúdo, quantas vezes quisessem para ter mais chances.

Portanto, não acredite caso veja alguma publicação como essa em seu feed de notícias do Facebook ou de seus amigos. Mais de 70 mil pessoas já curtiram o post, que já soma mais de 200 mil compartilhamentos no Facebook. A página já possui mais de 80 mil fãs.

Techtudo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-