25 fevereiro 2013

Informática: Desmistificando a informática por Paulo Freire

Recentemente foi postado um vídeo no youtube com o seguinte título: Aparelhos Android consagrados ao Demônio? (Assista o vídeo até o final antes de julgar). Resumindo a ópera, o vídeo fala dos aparelhos Android, mais especificamente de uma imagem que aparece quando você pressiona repetidamente o botão de versão do android no menu configurações. Não vou me ater a detalhes do video, o foco aqui é explicar o que de fato é aquela imagem.

A imagem que nós vemos ao pressionar repetidamente o botão de versão do android 2.3 é simplesmente um “easter egg”. Mas o que vem a ser isso? “Easter egg” traduzido ao pé da letra significa “ovo de páscoa”, bem, não tem nenhuma relação com a páscoa ou com os chocolates. Entre os desenvolvedores de software, popularmente conhecidos como programadores, existe essa brincadeira, que é muito comum, ao desenvolver um software ou sistema o programador deixa solto no código fonte do software algumas surpresas, essas surpresas podem ser fotos (como é o caso do Android 2.3), jogos, videos, músicas ou textos, algo que deixe a marca dele naquele software, um exemplo clássico de easter egg são os joguinhos, que vez por outra, o Google deixa na tela inicial.

Alguém pode argumentar da seguinte forma, mas a foto mostra zumbis falando ao telefone. Bem, se formos analisar o público que trabalha com tecnologia da informação, veremos que é muito comum essa, digamos, apreciação por zumbis (Nos jogos: Resident Evil, Dead Island, Left Four Dead; e na TV: The Walking Dead). Sendo assim, essa idéia de que o Android é consagrado ao Demônio, na minha opinião, é mito!

Seguem alguns outros exemplos de easter eggs.
No google quando você digita a palavra “tilt”, automaticamente a tela do navegador fica torta. Ainda no google se você digitar “do a barrel roll” imediatamente a tela vai dar um giro de 360º.

No Android 4.1 conhecido como Jelly Bean, se você precionar a versão do android no menu configurações repetidamente ele surge a seguinte imagem: E se você pressionar da mesma forma o feijãozinho vermelho ele abre um joguinho. E respectivamente cada android tem seu Easter Egg.

Para os que ficaram curiosos, segue o video que me levou a escrever esse artigo.
Paulo Renato Cavalcanti Freire é Analista de Suporte Pleno na IBM Brasil e colunista do Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-