16 outubro 2012

Economia: Goiana e Petrolina puxam criação de emprego em agosto

Os municípios de Goiana, na Mata Norte, e Petrolina, no Sertão, lideraram a lista das cidades que mais geraram empregos no mês de agosto, em Pernambuco. Dos 6.758 postos de trabalho criados em todo o Estado, as duas cidades juntas foram responsáveis por 4.857 novas vagas. A indústria da transformação (com 4.589 postos) e a agropecuária (com 2.362 postos) foram os setores que obtiveram melhor desempenho. Os números são da pesquisa mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, elaborado pelo Ministério do Trabalho.

Goiana contratou 2.808 pessoas, tendo um saldo de 2.676 empregos gerados, no mês de agosto. O crescimento de mais de 30% nos postos de trabalho na cidade coincide justamente com o início das obras do parque industrial da Fiat. Ao todo, a industria da transformação foi responsável por 2.694 contratações.

No outro extremo do Estado, foi a agropecuária que puxou a geração de empregos em Petrolina. Enquanto a indústria teve um leve crescimento (com 23 vagas) e a construção civil teve um saldo positivo de 76 empregos, a agropecuária obteve um saldo de 2.163 novos postos de trabalho – com cerca de 5 mil contratações contra 3 mil demissões.

Em todo o Estado algumas cidades conseguiram avanços, mas bem mais modestos que os alcançados por Goiana e Petrolina. O saldo de empregos na cidade de Ipojuca foi de 780 postos de trabalho, sendo a construção civil responsável por praticamente todas essas vagas. Jaboatão dos Guararapes gerou 558 vagas, ficando divididas entre as contratações no setor de serviços e da construção civil. Olinda também aparece nesta lista dos municípios que

mais geraram empregos em Pernambuco, com 479 contratações, predominantemente no setor de serviços.

REDUÇÃO – Enquanto a maioria das cidades pesquisadas no Estado pelo Ministério do Trabalho tiveram um acréscimo de empregos,  Sirinhaém – com a redução de 478 postos de trabalho – e Moreno – com menos 306 vagas – foram os municípios que apresentaram saldos mais negativos. O Recife também aparece nessa lista, com a redução de 146 postos de trabalho no mês.

Cidades que mais criaram empregos, em agosto
Goiana                 2.676
Petrolina              2.163
Ipojuca                   780
Jaboatão                 558
Olinda                     479

Cidades onde o emprego se retraiu, em agosto
Sirinhaém           –478
Moreno              –306
Recife                 –146
Sertânia              –129
São Lourenço     –096

Pernambuco Investimento/Ne10
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-