30 setembro 2012

Tecnologia: Goiana ganha o primeiro Espaço Ciência do litoral de Pernambuco

Goiana ganhou seu primeiro museu de ciência dentro do projeto “Ciência por toda parte”, coordenado pelo Espaço Ciência. A inauguração aconteceu na manhã da quarta-feira (26), na praia de Ponta de Pedras, município de Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

Os visitantes poderão ver no novo museu de ciência de Goiana, a exposição "Ciência, Essa é Minha Praia!", que a partir da areia e de outros materiais baratos são estudados o comportamento estranho dos materiais granulares, entre líquidos e sólidos, utilizando ou ilustrando conceitos de Matemática, de Física e de Geologia. Além de experimentos como o disco de Newton, banquinho de faquir, uma plataforma giratória e outras atrações no campo das ciências. A criação de museus de ciência no interior do Estado faz parte do Projeto “Ciência por toda parte”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), coordenado pelo Espaço Ciência. Já foram inaugurados museus nas cidades de Surubim, João Alfredo, Flores, São José do Egito e Salgueiro. Devem ser inaugurados mais museus de ciência no Estado ainda em 2012.

Juntamente com o Espaço Ciência de Recife, Museu de Ciência do Estado, criado em 1994, e o Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF, em Petrolina, inaugurado em 2006, os novos museus participarão da REMUCIPE, Rede dos Museus de Ciência de Pernambuco.

A inauguração contou com a presença do prefeito Henrique Fenelon de Barros Filho, o Secretário de Educação do Município, Naufran Modesto Benvinda, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Euma Décia Leonidas e o Secretário Executivo do Espaço Ciência e Coordenador do Projeto Ciências em toda Parte, o senhor Francis Albert René Dupuis.

Com informações do Blog do Álvaro Mello
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-