22 março 2012

Cultura: Pernambuco Nação Cultural divulga programação da Mata Norte

Festival começa sua edição 2012.A primeira estação acontece de 26 de março a 1º de abril, é na Zona da Mata Norte do Estado. Goiana é cidade-polo.

Foi divulgada nesta terça-feira (20), em Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado, a programação da primeira edição do Festival Pernambuco Nação Cultural 2012. De 26 de março a 1º de abril, apresentações de grupos de cultura popular, shows de artistas locais e nacionais, oficinas e seminários percorrerão, além de Goiana – cidade-polo – todos os outros 18 municípios da região. Entre eles, Aliança, Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macaparana, Nazaré da Mata, Paudalho e Vicência.

O Festival, promovido pelo governo estadual, reúne manifestações e artistas identificados com a Mata Norte pernambucana. Com um investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, esta edição do Nação Cultural contará com uma estrutura de dois palcos, em Goiana, onde acontecerão os shows. No centro da cidade, na Rua da Baixinha, se apresentam nomes como Siba, na sexta-feira (30), às 22h20; e Dominguinhos, no sábado, fechando a noite com uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Efeméride que será lembrada em todas as edições do festival, neste ano.

O outro palco do evento fica no distrito de Nova Goiana. No local, apresentam-se representantes da cultura popular da região. Na sexta-feira, a partir das 21h, tem noite de coco com os grupos Catolé, Pareia e Vanda. No sábado, quem abre a noite é a Ciranda de Rosildo. “Além de abrir espaço para prestigiar os artistas locais, vamos levar às cidades apresentações de nomes nacionais”, explica o diretor executivo da Secretaria de Cultura do Estado, Beto Resende.

A grade de apresentaçõese eventos se estende pelos outros municípios da Mata Norte. Além disso, em todos eles haverá ações de formação cultural, como oficinas, workshops e palestras. A programação completa do evento também está disponível no www.fundarpe.pe.gov.br.

Por Mateus Araújo
Jornal do Commercio

Confira as imagens da coletiva:


 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-