24 março 2012

Educação: Estudantes visitam obras da fábrica da Hemobrás

O canteiro de obras da Hemobrás, em Goiana-PE, transformou-se em uma “sala de aula”. Os trabalhadores da construção receberam a visita de 15 alunos da Escola Técnica de Enfermagem Florence, de Palmares, na Zona da Mata Sul do estado.

Como estudantes do curso de especialização em Enfermagem do Trabalho todos tinham o mesmo objetivo: o de ver de perto o dia a dia de uma obra e entender como funciona a administração da saúde dos mais de 200 trabalhadores.

O engenheiro químico da Hemobrás, Ronaldo Oliveira, acompanhou os estudantes na visita ao interior do primeiro bloco da fábrica, B01, inaugurado no ano passado e que, atualmente, passa por validações e certificações. Ele explicou o que é a Hemobrás, estatal vinculada ao Ministério da Saúde, sua relevância para o SUS e, na parte operacional, ressaltou a importância da saúde do trabalhador dentro da indústria farmacêutica.

Os profissionais do consórcio Mendes Júnior/TEP/Squadro, vencedor da licitação da obra, também fizeram questão de prestar esclarecimentos aos estudantes. Cada um explicou um pouco sobre a rotina e as funções que exerce no canteiro de obras da fábrica da Hemobrás, como o técnico de Segurança do Trabalho Alexandre Oliveira, o engenheiro ambiental William Coutinho e a técnica em Enfermagem do Trabalho Edvânia Muniz.

Com 28 anos, Edvânia já acumulou muita experiência e durante a visita foi muito requisitada pelos alunos na hora de responder perguntas. Entre suas atividades, estão encaminhar e acompanhar os trabalhadores da obra para fazerem exames e avaliações desde a admissão até a demissão, elaborar campanhas de prevenção e vacinação, como a antitetânica e hepatite B e investigar, junto com o médico, que tipos de doenças são mais frequentes. A técnica acredita na importância do trabalho que realiza. “Trabalho com vidas, então a minha principal preocupação é com a integridade física e o bem-estar do trabalhador”.

A enfermeira e professora Josueida de Carvalho resolveu trazer seus alunos porque percebeu a necessidade de unir a teoria à prática. “A Enfermagem do Trabalho é uma área de atuação nova para o enfermeiro e essa visita é importante porque eles veem a profissão sendo colocada em prática”, explicou Josueida. Visão parecida com a da estudante Carina Alves, 25, moradora da cidade de Água Preta-PE. “Meu objetivo com esse curso é melhorar minha condição de vida e essa visita foi como uma aula mais dinâmica. Colaborou com meu aprendizado porque pude conhecer de perto uma empresa grande”, falou Carina.

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-