10 junho 2011

Pré-Conferência de Saúde foi realizada em Ponta de Pedras

Gestores e conselheiros municipais de Saúde, profissionais da área e usuários do SUS, autoridades municipais, bem como setores da sociedade civil organizada, participaram na quarta-feira (08/06), no distrito de Ponta de Pedras, da 1ª Pré-Conferência Distrital de Saúde de Goiana. O evento teve lugar no Centro Cultural José Romoaldo Maranhão e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ernani Miranda, o encontro teve como finalidade discutir e avaliar as políticas de saúde no âmbito municipal de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, propor diretrizes e prioridades para a atuação do controle social no acompanhamento das ações da Secretaria de Saúde, visando o fortalecimento do Controle Social em Defesa do SUS.
Pela manhã, após o credenciamento, ocorreu a abertura da cerimônia, feita pelo secretário Ernani Miranda, e a leitura do Regimento Interno da Pré-Conferência, que foi lido pela Conselheira Municipal de Saúde Loide Mariz, com a aprovação do documento.

Ainda no período matutino, após um coffee-break, aconteceram duas palestras. A primeira foi Todos usam o SUS! Na Seguridade Social, Política Pública de Saúde, Patrimônio do Povo Brasileiro, ministrada pelo sociólogo Isidoro Guedes, Assessor Técnico Especial do Gabinete do Prefeito de Goiana e ex-secretário de saúde de Goiana. A segunda foi Acesso e Acolhimento com Qualidade – Desafio para o SUS: Política de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade, proferida pela Sra. Lucrécia Sales, técnica de Planejamento da 1ª Geres.
No início da tarde foi servido um almoço aos participantes e logo após teve início a palestra Participação da Comunidade e Controle Social, tendo como conferencista o médico sanitarista, ex-vereador e ex-secretário de Saúde do Recife Dr. Paulo Dantas, que salientou a importância da luta pela consolidação do SUS. “A viabilidade do SUS depende da participação popular contribuindo para o seu aperfeiçoamento e o defendendo dos seus inimigos, os poderosos grupos econômicos (nacionais e internacionais) vinculados aos Planos Privados de Saúde e Empresas hospitalares e Indústrias de equipamentos e medicamentos”, enfatizou Dantas.

O secretário de saúde de Goiana finalizou o debate fazendo a explanação Análise da Situação de Saúde de Goiana onde mostrou tópicos do Plano Municipal de Saúde (2010/2013) e destacou o fato da participação da população dos distritos nas discussões. “A população dos distritos está tendo a oportunidade de dizer que Saúde quer, participando da construção do modelo de saúde a ser implementado em nosso município”, frisou ele.

Ao final dos trabalhos foram eleitos 18 delegados para a 3ª Conferência Municipal de Saúde de Goiana, a ser realizada de 06 a 08 de julho próximo. A distribuição dos eleitos ficou assim: 10 usuários do SUS (05 de Ponta de Pedras e 05 de Tejucupapo); 04 trabalhadores em saúde (02 de Ponta de Pedras e 02 de Tejucupapo) e 04 gestores em saúde (02 de Ponta de Pedras e 02 de Tejucupapo).

Uma segunda pré-conferência acontecerá em Goiana, no dia 15 deste mês, no Cine-Teatro Polytheama, quando serão eleitos mais 34 delegados, totalizando assim 52 delegados que se juntarão a mais 16 membros natos do Conselho Municipal de Saúde para participarem da Conferência Municipal. Desta, serão eleitos 12 delegados de Goiana para a Conferência EstaduaL.

Secom Goiana
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-