03 junho 2011

Comuna Cultural por Caio Dornelas

Goiana exporta profissionais para eventos culturais que ocorrem em diversas regiões de Pernambuco. Profissionais que ganharam experiência nos trabalhos desenvolvidos no Silêncio Interrompido, Aláfia, Movimento Canavial e IAPÔI Cineclube atuam diretamente na produção do maior festival de cultura itinerante do Pernambuco, o Festival Pernambuco Nação Cultural.

Entre os dias 23 a 28 de maio o festival ocorreu nas 08 cidades do Sertão Central (São José do Belmonte, Salgueiro, Serrita, Mirandiba, Bom Nome, Terra Nova, Verdejante e Parnamirim) Vidal de Souza, Thiago Laranjeiras, Serginho da Burra, Manuela Guedes, e Caio Dornelas atuaram diretamente da produção deste festival.

Isso é o que costumamos chamar na política cultural de “Externalidades Positivas”, ou seja, aspectos positivos no campo socioeconômico causados por determinados projetos culturais. Neste caso, geração de renda e emprego para cidade.

Faço questão de lembrar que, os aspectos socioeconômicos são apenas um termômetro dos benefícios que projetos culturais podem trazer a vida de nossa cidade. Os benefícios são bem maiores.

Desta forma, mais uma vez trago à luz dos benefícios que é investir em cultura. Só desta forma é que podemos acompanhar o desenvolvimento do mundo sem perder a essência de pertencer a um lugar especial.

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Públicos de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da ComunaCultural.

Confira as últimas matérias na Comuna Cultural (Clique na data):

19/01/2011

26/01/2011

01/02/2011

09/02/2011

21/02/2011

17/03/2011

04/04/2011
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-