18 junho 2011

Começa contratação da mão de obra para segunda etapa da construção da fábrica da Hemobrás

A contratação de trabalhadores para a segunda etapa da construção da fábrica da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) já começou. Atualmente, 30 operários estão atuando na montagem do canteiro de obras, situado no município de Goiana, a 63 quilômetros da capital pernambucana. Nos próximos meses, cerca de 150 novos trabalhadores devem ser demandados. A expectativa é que até o fim do ano sejam gerados 800 postos de trabalho na construção da planta industrial, que será a primeira do Brasil e a maior da América Latina. Nesta etapa, serão erguidos 12 dos 19 blocos que comporão a unidade fabril.

Hoje existem outros 130 trabalhadores, entre pedreiros, auxiliares de pedreiro, armadores, carpinteiros, eletricistas, técnicos e enfermeiros de segurança do trabalho, atuando na primeira etapa da obra, que deve ficar pronta no segundo semestre deste ano. Esta fase engloba a construção do bloco 1 (B-01) da fábrica, um dos mais importantes da planta industrial, que vai abrigar a câmara fria que funcionará a 35°C negativos para armazenar o plasma a ser utilizado na produção dos hemoderivados. Também inclui o B-17, que vai abrigar quatro geradores de energia, e parte do B-14, reservatório com capacidade para 450 mil litros de água.

Os operários já concluíram a concretagem do piso da câmara fria e estão aguardando que o pavimento passe pelo processo de cura, que é o tempo necessário para que o material endureça e atinja a resistência projetada para suportar a temperatura na qual vai operar. O posicionamento das máquinas responsáveis pelo resfriamento e pela refrigeração do prédio também está sendo concluído e a estrutura metálica da cobertura de B-01 já começou a ser montada.

A fábrica da Hemobrás possuirá 48 mil metros quadrados de área construída, será âncora no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, e terá capacidade para processar 500 mil litros de plasma por ano. A previsão é que toda a planta industrial, orçada em R$ 540 milhões, esteja em operação em 2014.

Confira nas fotos abaixo, do dia 9/6, o andamento das obras:
Vista da frente do bloco 1
Trabalhadores concluíram concretagem da câmara fria
Equipamentos de refrigeração e resfriamento estão sendo posicionados
Estrutura metálica da cobertura da câmara fria começou a ser montada
Visão da parte de trás do bloco 1 da fábrica

Fonte: Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-