08 abril 2011

Mário Penaforte: Orientações ao Paciente

Conscientizar o cliente sobre quais os fatores que contribuem para desencadear o desequilíbrio que irá causar um aumento de peso corpóreo, um envelhecimento precoce, o surgimento de manchas e até mesmo a perda da sua saúde e quais os fatores que poderão ajudá-lo na busca do reequilíbrio.
Fatores que agravam o desequilíbrio físico e energético na visão da Acupuntura:

Respiração inadequada: O equilíbrio orgânico começa com uma respiração plena, utilizando o diafragma. Exemplo: inspirar e espirar.

Desequilíbrio emocional e o stress: Causa o desequilíbrio energético e hormonal, altamente implicando à obesidade, à formação da celulite e o envelhecimento precoce.

Fadiga física e mental: exaure a Energia (Qi) e o Sangue (Xue).

Vida sedentária: A falta de exercícios, principalmente aeróbicos, impede a boa circulação energética; sangüínea e linfática, bem como a queima de gorduras dificultando a eliminação de toxinas e aumentando a ansiedade do indivíduo.
Causa desequilíbrio no Baço/Pâncreas (BP) (deficiência) e no Coração (C) (estase) de energia (Qi) e Sangue (Xue); bem como o acúmulo de mucosidade.

Trabalha muito sentado: Desequilibra o Baço/ Pâncreas (BP); causa má circulação e estagnações.

Trabalha muito em pé: Desequilibra os Rins (Shen).

Fica muito deitado: Desequilibra os Pulmões (Pi).

Álcool: Além de ser altamente tóxico, possui grande quantidade de calorias que se transformam em gorduras, e causando a desidratação, além do Calor interno. Afetando o Fígado (Gan).

Pílulas anticoncepcionais: Provoca retenção de líquidos e compressão nos vasos sangüíneos, sobrecarregando o manto de sustentação das fibras. 

Alimentação inadequada: Proteínas gorduras e carboidratos sobrecarregam o metabolismo, dificultando a digestão, aumentando em muito as reservas de nutrientes do organismo (o que provoca o aumento do peso) e provocando um acúmulo de toxinas. Mastigação rápida também. Bem como a falta da fibra dificulta a eliminação dos resíduos que devem ser excretados, visto que as fibras são responsáveis por uma varredura nos intestinos, promovendo assim, seu bom funcionamento e a eliminação de maior quantidade de toxinas. E importantíssimo lembrar, das frutas que é responsável pelas fibras e por inúmeras vitaminas, sendo que ainda são leves e saudáveis. Evitar os excessos de quaisquer alimentos, pois equilíbrio é a palavra de ordem. Respeitar também os horários de cada refeição. Não se alimentar trabalhando, discutindo ou mesmo vendo TV, etc. Esse momento é de suma importância para que se possa refazer energicamente.

Cigarro: A nicotina e o alcatrão produzem um espessamento nas paredes das veias dificultando a circulação sangüínea, por isso é responsável pelo envelhecimento precoce e pelo aumento das celulites.

Excesso de Sal: O sal em excesso aumenta a retenção de líquidos, comprometendo a circulação sangüínea e linfática, aumentando o peso corpóreo e a celulite.

Herança genética: Os pais passam para os filhos tipos genéticos que serão dificilmente trabalhados pelo terapeuta, mas que podem ser amenizados e até controlados.

Não ingestão de água: Pois a água elimina as toxinas e promove uma boa circulação. Promovendo bem estar aos órgãos e membros.

Açucares: O açúcar em excesso engorda e ainda é prejudicial ao organismo (adoçante “stévia pura, ou açúcar: demerara ou mascavo). Assim como os doces (sobremesas) que prejudica o Baço (BP), deixando a memória fraca. Dê preferência aos doces cristalizados.

Na visão da Acupuntura: * O excesso de gordura, condimentos (sal e açucares) e álcool causam calor umidade e mucosidade, com estagnação de energia (Qi) e de Sangue (Xue).

* O consumo em excesso de alimentos crus e frios, bem como de leite e laticínios causam uma deficiência do Baço/Pâncreas (BP), frio e umidade.

* Alimentos fermentados, crus e frios; leite e laticínios; açucares branco; carboidrato branco; farináceos; laranja; banana; chocolate; pão de queijo; bebidas geladas na hora das refeições produzem umidade e mucosidade.

Fatores que ajudam no reequilíbrio:

Respiração adequada: Respirar utilizando o diafragma e fazer exercícios de respiração. Exemplo: Inspirar (puxar o ar pelo nariz) e Expirar (soltar o ar pela boca).

Reeducação alimentar: Mastigar bem, seguir dieta balanceada: rica em frutas, verduras, legumes, carnes magras e fibras. Lembrando que tudo é permitido se houver equilíbrio em qualidade. “Quantidade e em combinar os alimentos”. Chás morno a quente é fundamental e, de preferência os digestivos, logo após as refeições.

Atividade física: Caminhadas, natação, massagem, exercícios aeróbicos, yoga, tai chi, ciclismo ou outros exercícios físicos, eliminam toxinas, promovem uma boa circulação fazendo com que o organismo funcione melhor. Lembrando que para emagrecer se recomenda exercícios aeróbicos e para flacidez a musculação.

Líquidos: A ingestão de líquidos, principalmente ÁGUA, é responsável pela boa circulação e pela eliminação de toxinas, sendo essencial ao tratamento estético. Recomendável: 2 (dois) a 3 (três) litros de água diários, sendo de um a dois copos pela manhã, em jejum. Não tomá-los durante e logo após as refeições. Principalmente os gelados.

Lazer: Ajuda na busca do equilíbrio emocional, na diminuição do stress.

Hábitos diários: Bons pensamentos, meditação, dormir bem e nas horas certas, fazer as refeições nas horas certas, procurar criar o hábito de defecar diariamente (principalmente nas primeiras horas da manhã), beber de um a dois copos de água em jejum e a cada vez que urinar, exercícios diários, etc. Os hábitos ajudam a nos reeducar e a buscar o equilíbrio necessário.

Boa Sorte!
Namastê!

Mário Penaforte
Terapeuta Holístico
Biólogo – Acupunturista – Massoterapia Clínica
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-