24 abril 2011

Confira o andamento das obras da Hemobrás em Goiana

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) iniciou, na última terça-feira (19/4), a preparação para a concretagem da segunda laje de piso da câmara fria da sua fábrica de hemoderivados, que está em construção em Goiana-PE. Nesta fase, será feito o isolamento térmico da área, procedimento fundamental para que o local, que operará a 35°C negativos, seja resistente o suficiente e armazene adequadamente todo o plasma que será utilizado na produção de medicamentos derivados do sangue. Ao término deste processo, será possível começar a montagem dos dois transelevadores, equipamentos que realizam trabalho parecido ao de uma empilhadeira e que garantirão o manuseio 100% automatizados das bolsas de plasma dentro da câmara fria.

Para que as chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias não atrapalhem o procedimento, foram instaladas lonas pretas em toda a extensão da câmara fria, localizada no Bloco B-01 da fábrica, que ocupa uma área de 2,7 mil metros quadrados. A medida se fez necessária porque um dos materiais a serem utilizados no isolamento término é o poliuretano, que se for molhado pode perder suas características. Concluída esta etapa, acontecerá a concretagem final do piso e, em seguida, a montagem da estrutura metálica dos transelevadores. Com estes equipamentos, a Hemobrás possuirá a primeira câmara fria para plasma totalmente automatizada das Américas.

Paralelamente a isso, acontecem as obras de finalização dos blocos B-17, prédio com 154 metros quadrados que comportará quatro geradores de energia; e parte do B-14, com um reservatório enterrado com 450 metros cúbicos, o equivalente a uma capacidade de 450 mil litros de água. Esta estapa das obras deverá ser concluída no início do segundo semestre deste ano. A fábrica da Hemobrás possuirá 48 mil metros quadrados de área construída, será âncora no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, a primeira do Brasil e a maior da América Latina em seu segmento, com capacidade para processar 500 mil litros de plasma por ano. A previsão de seu pleno funcionamento é 2014.

Confira nas fotos abaixo, o andamento das obras:
Bloco B-01 visto lateralmente. É possível ver o fechamento da alvenaria
Bloco B-01, que abrigará a câmara fria, já está com as obras em estado avançado
Homens começam a preparação para a concretagem final do piso da câmara fria
Bloco B-17, que armazenará os quatro geradores de energia da fábrica
Vista lateral traseira do bloco B-01. Aqui, vê-se a concretagem referente à câmara fria totalmente concluída
 Vista traseira do bloco B-01. 
Fonte: Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-