08 janeiro 2011

CPRH promove Projeto Verão Ambiental nas praias do litoral pernambucano

Para sensibilizar a população sobre a importância da preservação das áreas litorâneas, sobretudo no período de veraneio, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, de 6 a 22 de janeiro, a segunda fase do Projeto Verão Ambiental: essa é a nossa praia!. Trata-se de um amplo trabalho de Educação Ambiental, que visa promover a conscientização e a sustentabilidade, por meio de ações pontuais em praias de norte a sul do Estado, em parceria com instituições e municípios. A ideia é que se possa cuidar da natureza, cuidando também das pessoas.

A primeira fase do projeto foi iniciada no mês de outubro, envolvendo a capacitação de representantes da sociedade civil, professores da rede pública de ensino, artistas locais e gestores públicos. O trabalho foi produzido e conduzido por técnicos e analistas da Agência, que abordaram temas como princípios, estratégias e técnicas de educação ambiental; causas e efeitos da poluição marinha; entre outros temas que interessam ao uso sustentável de municípios costeiros, refletindo sobre a responsabilidade das pessoas e de cada setor social para a sustentabilidade ambiental de nossas praias.

A segunda fase, por sua vez, vai ser dedicada à realização de eventos de arte-educação ambiental para a população. As atividades, a exemplo de oficinas de leitura e circuito ambiental (um jogo de conhecimento), acontecem no Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá, Goiana e Tamandaré. Outra ação de grande visibilidade será o cortejo ambiental – uma espécie de teatro de rua encenado nas orlas, onde os atores, por meio da arte-educação, vão abordar as temáticas do projeto.

Além destas atividades, o projeto também promoverá a produção de uma cartilha e de um vídeo educativo, contendo informações sobre os principais problemas existentes e orientações para as pessoas que frequentam as praias. A elaboração destes materiais contou com informações e conteúdos apresentados e discutidos pelos representantes dos setores dos municípios que participaram das Oficinas de Educação Ambiental.

Para o diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, os frequentadores das praias são os principais responsáveis pelo seu estado de conservação. “É muito importante esse alerta para o descarte adequado do lixo e para o cuidado com os ecossistemas marinhos. Desse modo, é possível contribuir para a preservação da natureza, ao mesmo tempo em que se possibilita a geração de renda a partir da reciclagem do material recolhido”, finalizou.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Ilha de Itamaracá

06/01 – Oficina de Leitura – Praça do Pilar – 16h
07/01 - Circuito Ambiental – Praça do Pilar – 16h
08/01 – Cortejo Ambiental – Da praia do Pilar à praia de Jaguaribe – 10h às 12h


Recife

09/01 – Cortejo Ambiental – Praia de Boa Viagem – Saída no Edifício Portugal até a Padaria Boa Viagem – 9h às 11h


Tamandaré

12/01 – Oficina de Leitura – Praça da Juventude – 16h
13/01 - Circuito Ambiental – Praça da Juventude – 16h
14/01 – Cortejo Ambiental – Da praia de Campas (saída dos quiosques) – 10h às 12h

Olinda

15/01 – Cortejo Ambiental – Da praia de Bairro Novo à praia de Casa Caiada – 10h às 12h

Goiana

20/01 – Oficina de Leitura – Pátio de eventos do calçadão da praia de Pontas de Pedra – 16h
21/01 - Circuito Ambiental – Pátio de eventos do calçadão da praia de Pontas de Pedra – 16h
22/01 – Cortejo Ambiental – Pátio de eventos do calçadão da praia de Pontas de Pedra até a praia de Catuama (próximo ao estacionamento dos ônibus) – 10h às 12h
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-