19 dezembro 2010

Qualidade da água deve ser observada por quem frequenta praias

Quem vai às praias de Pernambuco deve se preocupar também com a qualidade da água do mar. Embora a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) monitore 47 pontos do litoral do estado, não é comum encontrar sinalização sobre a presença de poluição. E 30% dos pontos monitorados no estado devem ser evitados pelos banhistas devido à poluição provocada por vários motivos.
“Acho que fica perigoso. Às vezes a gente chega numa área e não sabe se é própria para o banho ou não”, diz Marlene da Silva, professora.
“Nós coletamos uma amostra que é analisada através de reativos e processos laboratoriais que determinam se o número de coliformes fecais contidos naquela água permite que a água seja qualificada”, detalha Hélio Gurgel, presidente da CPRH.

“Isso é agravado na época do verão com a afluência de pessoas que procuram as praias vindas de outras partes do estado e há também a questão do esgoto sendo lançado”, explica Hélio Gurgel.
De acordo com a CPRH, a função de sinalizar as praias com informações sobre a qualidade da água é das prefeituras. Mesmo sem as placas, quem gosta de banho de mar deve se informar para evitar problemas de saúde.

“Os casos comuns são infecções na pela tanto por fungos como por bactérias e vermes”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sérgio Palma. O médico lembra ainda que as fezes dos animais também causam doenças, como a larva migrans, que provoca muita coceira. “Os animais não devem ser trazidos para a praia”, ele sugere. De acordo com o médico, areia de praia e cadeiras muitas vezes também não têm higienização adequada e transmitem doenças.
Ps.: Será que a Prefeitura Municipal de Goiana está tomando as medidas necessárias para evitar que a população tome banho e contamine-se com o esgoto sendo jogado em nossa praia?
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-