11 março 2022

Política: Câmara Municipal de Goiana realiza sessão em homenagem às mulheres

Atendendo ao Requerimento Nº 013/2022, de autoria da vereadora Ana Diamante, o Presidente da Câmara Municipal de Goiana, Eduardo Batista, determinou que o Grande Expediente da Sessão Ordinária desta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, fosse especialmente dedicado para homenagens às mulheres goianenses.

Além dos vereadores, estiveram presente na ocasião a Primeira Dama de Goiana, Maria das Neves, o vice-prefeito Fernando Veloso, Dona Luzia, idealizadora do Espetáculo Batalha das Heroínas de Tejucupapo, a secretária de Obras, Isabella Soares, o ex-vereador Antônio Nelson, a tabeliã Maria Helena, a ex-vereadora Olga Sena, a filha do saudoso ex-prefeito Osvaldinho, Ana Patrícia, a secretária de Educação, Maria Goretti, a secretária de Serviços Públicos, Eliane da Silva, a secretária de Políticas Sociais, Cristiana de Lima, entre outras autoridades e personalidades da sociedade goianense.

A vereadora Ana Diamante destacou as conquistas da atual Legislatura, em parceria com o Poder Executivo, para todas as mulheres goianenses, como a Patrulha Maria da Penha, o Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Programa Mãe Coruja, o Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual, entre outros.

“É uma satisfação enorme poder estar falando para Goiana sobre todas estas conquistas que estão fazendo a diferença nas vidas de tantas mulheres. Conquistas de vereadoras, vereadores e da atual gestão municipal. Então, mulheres nós precisamos somar forças, precisamos nos unir e continuar batalhando por mais conquistas. Pois, somos capazes de mudar o mundo. Apenas precisamos entender e reconhecer que cada uma pode. Vocês podem ser o que vocês quiserem”, disse Diamante.

A vereadora Ana Silveira ressaltou a importância histórica e o significado desta data tão especial. “Este dia existe porque houve sangue e luta de muitas mulheres. Há 165 anos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, as mulheres já lutavam pela igualdade dos direitos. Ao todo 130 mulheres, operárias têxteis de uma fábrica, foram queimadas durante uma greve. E, até hoje ainda não conseguimos a igualdade dos direitos para todas as mulheres. Mas, grandes passos já foram dados”, disse a vereadora.

O presidente da Câmara, Eduardo Batista, aproveitou a oportunidade e fez uma emocionada homenagem para a sua esposa, Angela Maria. “Quero homenagear você Angela, pessoa que tenho um amor, carinho e respeito muito grande. Eu sei a guerreira que você foi e o que passamos nesses trinta anos de convivência”, disse com a voz embargada pela emoção do momento.

A sessão ainda foi marcada pela apresentação da cantora Érica Silva e por uma série de homenagens feitas pelos parlamentares para mulheres de grande destaque na sociedade goianense. E, todas as homenageadas tiveram a oportunidade de fazer uso da fala, na Tribuna da Casa José Pinto de Abreu, para reafirmar a importância da luta pelos direitos das mulheres.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-