25 novembro 2019

Fenômeno meteorológico: Redemoinho surpreende moradores de Condado; veja vídeo

Fenômeno foi registrado por moradores do município da Zona da Mata Norte. De acordo com meteorologista, formação costuma ocorrer quando as temperaturas estão altas.

Um fenômeno meteorológico surpreendeu os moradores do município de Condado, na Zona da Mata Norte, neste sábado (23).

O comerciante Roberto Luiz dos Santos, de 29 anos, estava em frente a sua loja de peças de carros quando percebeu fortes ventos em espiral se deslocando pela Avenida Manoel de Moura Meto, no centro da cidade, por volta das 10h.

"Quando vi, peguei o celular para gravar, mas ele era ainda maior do que aparece no meu vídeo. Já tinha visto algo parecido antes, mas nunca deste tamanho. Não fiquei assustado, mas achei muito curioso. Compartilhei nas redes sociais e já tem muito compartilhamento", contou.

As câmeras de segurança de uma oficina ao lado ao estabelecimento de Roberto também registraram o fenômeno. O vídeo foi enviado para o WhatsApp da TV Globo pelo vizinho José Valmir Soares, de 29 anos. "Achei inusitado. Nunca tinha visto nada parecido por aqui", disse.
Fenômeno climático

De acordo com o meteorologista Romilson Ferreira, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os ventos em espiral registrados em vídeo pelos moradores de Condado são chamados de redemoinho. Ele explicou que o fenômeno acontece quanto as temperaturas estão mais altas. Por isso, é mais comum ocorrer no Sertão.

Romilson Ferreira afirmou que, para a meteorologia, não é possível detectar esse tipo de fenômeno por ser muito rápido. "Quando a temperatura sobe muito, o ar eleva perto da superfície e a temperatura do ar aumenta. Isso faz com que seja criado um pequeno centro de baixa pressão. Então quando o vento sobe, ele sobe girando. Essa baixa pressão faz com que objetos se elevem. Quanto maior o centro de baixa pressão, maior a força do redemoinho", detalhou.

Além da alta temperatura, o tempo seco também contribui com a formação de redemoinhos. Neste sábado, a temperatura média é de 35 graus em cidades da Zona da Mata Norte como Condado e Surubim. "É possível que nessa região a temperatura tenha elevado um pouco mais e criado condições para um redemoinho desses", observou.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-