25 outubro 2019

Política: Vereador Quinho Fenelon propõe criação de ciclovia em Goiana

Foto: Divulgação/Ascom Câmara de Goiana

O vereador Quinho Fenelon (PSB) apresentou Indicação de nº 189/2019 ao Poder Executivo, solicitando a criação de ciclovias no município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. A propositura foi aprovada por todos os vereadores.

O objetivo, segundo o autor, é criar vias específicas para o trânsito de bicicletas, além de incentivar as pessoas na utilização do espaço, proporcionando mais segurança e ordem no trânsito.

"Os cuidados com a saúde e bem estar tem sido crescentes nos últimos tempos, e com isto, esta atividade tem sido bastante valorizada. Nesse sentido, a delimitação de área reservada fixa e provisórias em dias e horários alternativos, como os domingos e feriados, é de grande valia não só para a prática da atividade, mas sobretudo para a segurança dos usuários. Dessa forma viabilizando um espaço que incentiva a atividade de forma segura", explicou Quinho Fenelon.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes Urbanos de Goiana (SESTRAN) já lhe confirmou que a ciclovia seria construída a partir da entrada da cidade, na Avenida Nunes Machado (Rua da Baixinha), sentido o Centro da cidade, passando pela Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), Rua Santa Tereza, Rua Nova, Rua do Tanquinho, Rua da Campina, Avenida André Vidal de Negreiros (Rua Estrada Nova) e, finalizaria, na Rua Augusto Gondim, em frente a Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim (EREMAG).

"Estimular a população ao uso de bicicletas é também um benefício ao meio ambiente, pois pode ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes de veículos e diminuir a quantidade de carros, motos e caminhonetes", disse o vereador. "O número de ciclistas tem crescido de forma contundente, sendo importante que o município tenha um olhar especial com esse público. Já está mais do que na hora de Goiana possuir ciclovias", finalizou.

Fatores benéficos do ciclismo:

Saúde – O ciclismo é uma prática saudável que estimula e exercita o sistema cardiorrespiratório, as articulações e fortalece a musculatura. Colesterol, hipertensão arterial e outras doenças relacionadas ao sobrepeso podem ser evitados com o ciclismo.

Social – a interação entre os ciclistas é muito forte. Normalmente eles se organizam em grupos e fazem o famoso “pedal” pela cidade e seus arredores. Estas ações desenvolvem habilidades de trabalhar em equipe, respeito e ética com o companheiro e com o meio ambiente.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-