30 outubro 2019

Óleo no litoral: Pernambuco recolhe 1.518 toneladas em 13 dias

Boletim foi divulgado na noite desta terça-feira (29), por meio de nota enviada pelo governo. Manchas voltaram a ser registradas em praias de Goiana, no Litoral Norte. Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/Agência Pixel Press via Estadão Conteúdo

Pernambuco recolheu 1.518 toneladas de óleo em praias, em 13 dias, de acordo com balanço divulgado pelo governo estadual, na noite desta terça-feira (29), dia em que Goiana, no Litoral Norte, voltou a apresentar fragmentos. O volume de resíduos começou a ser contabilizado no dia 17 de outubro, quando as manchas apareceram em maior quantidade em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul.

Nesta terça-feira, segundo o governo, óleo foi recolhido em 14 praias do litoral pernambucano, sendo que todas apresentavam "pouquíssimos vestígios". Todo o material recolhido foi levado ao Ecoparque Pernambuco, antigo Centro de Tratamento de Resíduos, localizado em Igarassu. No local, ele vira combustível para a indústria do cimento. As manchas atingiram os noves estados nordestinos.

Além disso, foi realizada limpeza nos estuários do Rio Mamucabas, em Barreiros, e no Rio Persinunga, em São José da Coroa Grande, por mergulhadores da Marinha e na Praia do Cupe, em Ipojuca, por mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Nos três pontos, foram recolhidos 75 quilos de resíduo oleoso.

Foram atingidos os municípios de Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Goiana, Recife e Olinda.

As áreas de Goiana atingidas nesta terça foram a Ilha de Itapessoca, perto das praias de Barra de Catuama, e Ponta de Pedras. Em 7 de setembro, Ponta de Pedras e Barra de Catuama tiveram registro do óleo, segundo relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-