13 outubro 2019

Cultura: Sesc Ler Goiana recebe 2ª etapa do Sonora Brasil

Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, o projeto do Sesc traz apresentação cultural, roda de conversa e exibição de documentário. As programações são gratuitas

Nesta sexta-feira (11), o Sesc Ler Goiana dará início à 2ª etapa do Sonora Brasil com a exibição do documentário Martírio, às 19h, no Teatro Corrêa de Oliveira.  Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, a programação ainda conta com outras atividades.

O documentário Martírio (Brasil, 2016), indicado para maiores de 12 anos, aborda princípio da grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá através das filmagens do diretor Vincent Carelli, que registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

No sábado (12/10), a partir das 18h, ocorrerá uma roda de conversa com Mestre Ailton do Caboclinho União Sete Flexas, Paiter Suruí e Karitanas, com mediação de Osmar Barbalho. Às 19h, o Baque do União Sete Flexas abre as apresentações culturais. Já às 20h, os grupos indígenas Wogoh Pakob do Povo Paiter Surui (RO) e Byjyyty Osop Aky do Povo Karitiama (RO) se apresentam. As atividades são gratuitas.

Gratuidade – em comemoração ao mês do Comerciário, todas as unidades do Sesc Pernambuco vão oferecer, em outubro, gratuidade na confecção ou atualização do cartão para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de comerciários e seus dependentes. Ele garante descontos nas ações de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social, como hospedagens nos hotéis do Sesc, espetáculos, parque aquático e restaurantes das unidades. O titular pode incluir como dependentes cônjuge ou companheiro de união estável, pessoas sob guarda de menores de 21 anos, estudantes com idade até 24 anos, pai, mãe, madrasta, avó e avô. Para fazer a emissão, é necessário ir ao Ponto de Atendimento. Para outras informações e relação dos documentos necessários: www.sescpe.org.br.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Programação

11/10
19h – Exibição do documentário Martírio
Diretor: Vincent Carelli. Duração: 162 min. Classificação: 12 anos. Brasil/2016.

12/10
18h – Roda de conversa com Mestre Ailton do Caboclinho União Sete Flexas, Paiter Suruí e Karitanas, com mediação de Osmar Barbalho.
19h – Apresentação do Baque do União Sete Flexas
20h – Apresentação dos grupos indígenas Wogoh Pakob do Povo Paiter Surui (RO) e Byjyyty Osop Aky do Povo Karitiama (RO).

Local: Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n. Centro)
Informações: (81) 3626.5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-