21 setembro 2019

Acessibilidade: Em nova rota de lazer, PE Conduz leva usuários para Reserva Aparauá

No Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado neste sábado, 15 pessoas terão banho de rio assistido com cadeiras anfíbias e equipe de monitores

Para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude vai promover uma rota diferenciada para os usuários do PE Conduz. A partir das 9h, 15 pessoas que utilizam o programa farão uma visita à Reserva Florestal Aparauá, no município de Goiana, por meio Projeto Praia sem Barreiras. A atividade será coordenada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).

No local, os usuários terão banho de rio assistido com toda segurança garantida através das cadeiras anfíbias e da equipe de monitores. A iniciativa conta com apoio da Empetur. “Neste dia, que representa um dia de luta para as pessoas com deficiência, ofertaremos atividades diferenciadas para os usuários e seus acompanhantes, que durante toda a semana usam o serviço exclusivamente para tratamentos de saúde. Somente este ano, mais de 60 mil viagens foram realizadas pelas vans do PE Conduz, garantindo a manutenção dos tratamentos e o lazer dos usuários”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

A Reserva Florestal Aparauá, onde será realizada a atividade, tem 40 hectares de Mata Atlântica (fauna e flora), seis nascentes de águas naturais e faz parte de um seleto grupo de áreas destinadas à preservação ambiental. Essa é a segunda vez que a rota é realizada no local. A escolha se deu justamente pela relação com o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência com o Dia da Árvore, que é comemorado no Brasil também neste sábado.
21 DE SETEMBRO

A data 21 de setembro é comemorada, no Brasil, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ela foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. “O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos”, destaca o Superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência, Edimilson Silva.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-