16 junho 2019

Cidadania: Projeto Colmeia promove mutirão de serviços em Goiana

A partir de segunda (17/6), projeto do Sesc oferece cursos de capacitação com mutirão de serviços na quarta (19/6). Entre as novidades, está um casamento comunitário

Na próxima semana, o Colmeia Comunidade, do Sesc, chega a Goiana, no Grande Recife, onde realiza a sua segunda edição no novo formato, com três dias de programação. A partir de segunda-feira (17/6), até quarta (19/6), serão oferecidos, no Sesc Ler da cidade, serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar, além de cursos e oficinas. Entre as atividades, está a entrada na documentação para um casamento comunitário, que será celebrado em agosto. Também haverá emissão de segunda via de RG, cartão do SUS e vacina contra tétano e hepatite B.

A programação vai ser dividida em dois momentos. Na segunda (17/6) e na terça-feira (18/6), o público poderá participar de 17 cursos e oficinas de capacitação e práticas sustentáveis, com encontros das 13h às 17h. Já na quarta (19/6), acontece o mutirão de serviços, das 8h às 16h. “Nós pretendemos engajar toda a população, atendendo suas principais demandas”, afirma a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa.

Ao todo, são oferecidas 310 vagas para as ações formativas, que incluem temas como arte em frutas e mídias sociais. O público também vai poder aprender a fazer receitas de milho com aproveitamento integral e receber dicas sobre elaboração de currículo e como se comportar em entrevistas de emprego. Também haverá encontros sobre produção de sabonete artesanal e montagem de adereços juninos.

Para participar, a inscrição é gratuita e pode ser feita na Secretaria de Políticas Sociais e Desportos de Goiana ou nos Centros de Assistência Social (CRAS). A secretaria fica na Rua Luiz Gomes, 62, Centro. Já o CRAS I está localizado na Rua São Paulo, 16, Mutirão, e o II na Rua 15 de Novembro, 251, Centro.
Casamento – Uma das novidades desta edição será a realização de um casamento comunitário. A cerimônia está prevista para agosto, no Sesc, e os casais interessados em participar devem enviar sua documentação até o último dia do projeto, durante o mutirão da quarta-feira (19/6).

Para dar entrada no processo, os noivos devem apresentar certidão de nascimento ou casamento com averbação e cópia da sentença de mandado de divórcio da relação anterior, caso ambos, ou um deles, sejam divorciados; certidão de união estável, se tiver; originais e cópias de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. É preciso informar ainda dados dos pais dos noivos, como nome completo, data de nascimento, idade, escolaridade, naturalidade, profissão e endereço. Também são necessários os originais de RG, CPF e comprovante de residência das testemunhas.

Mutirão – No último dia do projeto, a unidade vai receber toda a comunidade para um grande mutirão de serviços. Serão três polos. No Polo Saúde, serão oferecidas vacinações contra gripe, tétano e hepatite B e aferição da pressão arterial, além de exames de prevenção aos cânceres de mama e colo de útero, refração oftálmica e laboratoriais, como hemograma, colesterol e glicemia. Também vai ter medição do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação nutricional, atendimento médico com um clínico e orientação de higiene bucal.

Já no Polo Cidadania, haverá emissão de segunda via de identidade, com distribuição de 150 fichas, e certidões de nascimento, casamento e óbito. No espaço, o público também vai poder tirar cartão de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Único, Bolsa Família, carteira do idoso e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A população vai receber, ainda, orientações sobre benefícios sociais do Centro de Adssistência Social e Defensoria Pública da União. E no Polo Beleza, serão oferecidos os serviços de corte de cabelo masculino e feminino, barbearia, esmaltação, design de sobrancelha, higienização da pele e massoterapia.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Colmeia Comunidade
Local: Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro
Período: 17 a 19 de junho
Entrada gratuita
Informações: (81) 3626-5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-