26 abril 2019

Luto: Mestre Zé do Carmo morre, aos 85 anos, em Goiana

Artista era Patrimônio Vivo de Pernambuco e se destacou pelas peças em barro que representavam personagens do imaginário nordestino.

O mestre José do Carmo Souza, mais conhecido como Zé do Carmo, morreu nesta sexta-feira (26), em Goiana, na Região Metropolitana do Recife. O artista, conhecido por grandes peças de barro, estava internado no Hospital Belarmino Correia e teve uma parada cardíaca, segundo parentes.

Mestre Zé do Carmo era Patrimônio Vivo de Pernambuco e tinha 85 anos. A Secretaria de Cultura do estado apontou que ele se destacou no artesanato com a criação de personagens que traduziram tradições, festejos e rituais religiosos para o universo nordestino.

Ligado ao município de Goiana, o artista manteve vivo o legado da mãe, Joana Izabel de Assunção, que foi sua primeira referência artística e o influenciou a retratar mendigos, agricultores, Pretos Velhos, anjo cangaceiros, jornaleiro, Padre Cícero, Lampião, Maria Bonita e outros arquétipos do imaginário sertanejo.
Zé do Carmo cursou apenas o ensino fundamental e foi para aperfeiçoar a técnica e dar vazão às invenções artísticas, que lhe garantiram um estilo próprio.Além do barro, também esculpia em pedra e teve como discípulos ceramistas como Mário Pintor, Tog, Luiz Carlos, Précio Lira, Andréa Klimit e Tiner Cunha.

“Ficam registrados aqui nosso lamento, nossa gratidão e o compromisso de seguir contribuindo para a preservação de sua memória”, apontou o secretário Gilberto Freyre Neto.

O governador Paulo Câmara (PSB) apontou que a "cultura popular perde uma das suas principais referências", mas que "o legado de Mestre Zé do Carmo para o nosso artesanato permanecerá".

O velório ocorre nesta sexta-feira (26), no residência de Zé do Carmo, onde também funciona o museu com as obras dele, localizado na Rua Padre Batalha, 103, em Goiana. O enterro deve ser no cemitério local, no fim do dia.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-