16 março 2019

Pernambuco: Por um Sebrae mais digital e mais inovador

A sociedade cada vez mais conectada vem apresentando rupturas em vários mercados. Para acompanhar as transformações, é essencial ser disruptivo, digital e inovador, e esse é um dos propósitos do Sebrae/PE daqui para frente

Iniciativas inovadoras são capazes de gerar transformações no mercado e até desbancar empresas já consolidadas, é a chamada “Inovação Disruptiva”. As empresas precisam adaptar-se a esse modelo para não serem ultrapassadas. Por isso, o Sebrae em Pernambuco, em seu novo posicionamento estratégico, pretende estimular a capacidade de gerar valor com a praticidade que o cenário digital proporciona. A ideia é usar cada vez mais a tecnologia e suas soluções para aumentar a produtividade, a competitividade e reduzir custos. “Pretendemos ocupar de maneira diferenciada o espaço vazio das políticas econômicas tradicionais de desenvolvimento da pequena empresa, por meio da disseminação da cultura da inovação e da incorporação massiva do digital nas estratégias de negócios do empreendedor, que é nosso cliente”, destaca Francisco Saboya, superintendente do Sebrae/PE.

Assim, entre as diretrizes estratégicas do Sebrae para os próximos quatro anos, está o desenvolvimento de modelos de negócio alinhados com a realidade da economia digital e a incorporação de inovação tecnológica digital nos produtos e processos do Sebrae/PE, de modo a promover a necessária integração e interação entre os universos físico e virtual no âmbito dos pequenos negócios. Outra diretriz dessa gestão é incorporar o “startup way of doing business” nas dinâmicas internas de inovação e requalificação de produtos e soluções oferecidos pelo Sebrae. Esse método consiste em usar técnicas de startups para inovar e acelerar o crescimento.

E esse Sebrae mais inovador, digital e disruptivo objetiva resultados como a melhoria nos padrões de produtividade e competitividade dos pequenos negócios não apenas aumentando o alcance da sua atuação, mas principalmente aumentando a qualidade e efetividade das soluções que oferece à sua clientela. Isso será possível com a aplicação intensiva dos novos recursos tecnológicos para promoção radical de inovação e transformação digital em todas as iniciativas do Sebrae/PE.

Além disso, o Sebrae/PE pretende reforçar sua atuação em rede, integrada aos demais órgãos de desenvolvimento, como as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, AD Diper e seus equivalentes municipais, de forma a influenciar nas macropolíticas que impactem os pequenos negócios no âmbito dos territórios, arranjos produtivos e setores prioritários. Entre as redes de parcerias institucionais, também é intuito do Sebrae/PE fortalecer parcerias acadêmicas e técnicas com órgãos como UFPE/Cin, UPE/FCAP-Politécnica, Senai/ISI, Senac, Senar, Porto Digital, Facepe, ITEP e ONGs de referência, além de contar sempre coma a malha de consultores credenciados.

Convergência e eficiência - Aumentar a eficiência operacional do Sebrae reduzindo a burocracia e o peso dos instrumentos normativos que geram custos de transação desnecessários, oneram a estrutura administrativa e limitam o alcance das ações também está entre as diretrizes do Sebrae/PE. Para isso, a ideia é racionalizar a estrutura organizacional e simplificar os processos gerenciais e administrativos, priorizando sempre o cliente nas decisões. Uma das iniciativas nesse sentido é convergir atividades administrativas dos escritórios das Unidades da Mata Norte e Mata Sul para a sede do Sebrae no Recife. A partir do dia 30/03, essas unidades deixarão de funcionar em Goiana e no Cabo de Santo Agostinho, mas continuarão funcionando a partir da sede na Capital sem prejuízos aos atendimentos e ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae nessas regiões.

Os empreendedores da Mata Norte e Mata Sul não precisarão se deslocar para o Recife para serem atendidos, pois todos os serviços continuarão sendo ofertados nos espaços das Salas do Empreendedor, numa parceria com as Prefeituras Municipais. Os empreendedores que já vêm sendo acompanhados e participam de projetos podem entrar em contato direto com os analistas pelo celular. As plataformas de comunicação do Sebrae como site, WhatsApp e telefone também estão disponíveis.

As Unidades da Mata Norte e Mata Sul do Sebrae terão suas atuações ampliadas de forma estratégica, considerando as potencialidades e vocações das regiões, fortalecendo as parcerias e incrementando o atendimento com base nas necessidades identificadas. Haverá investimento em programas com focos prioritários na melhoria da gestão empresarial, ampliação da capacidade de inovação e de novos mercados, além do estímulo fundamental ao desenvolvimento do empreendedorismo. Todas as atividades, projetos, ações, parcerias e/ou acordos firmados serão mantidos, e o cronograma de realização, pactuado com os empresários e parceiros, está em plena execução.

Em 2019, o Sebrae em Pernambuco prevê o atendimento de 73 mil pequenos negócios no estado, e o aporte de mais de 52 milhões de reais para execução de projetos e programas para esse segmento. Para acessar produtos e serviços da instituição, empreendedores e candidatos a empresários podem buscar informações pelo 08005700800 e pelo WhatsApp 81 991946690.

Informações para empreendedores:
Site: www.pe.sebrae.com.br | Telefones: 0800 570 0800 | WhatsApp: (81) 99194-6690.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-