27 novembro 2018

Caravana: Itambé recebe o Cine Sesi pela primeira vez neste final de semana

Em Pernambuco, o projeto entrou na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 87 mil pessoas em 22 municípios

A caravana do Cine Sesi desembarca na cidade de Itambé na Mata Norte pela primeira vez, de 30/11 a 02/12. As exibições iniciarão às 18h30, na Praça da Biblioteca. O projeto leva cinema e pipoca gratuitamente a cidades pernambucanas. É cinema de qualidade em praça pública, em localidades que não têm ou nunca tiveram uma sala de exibição.Tudo de graça, inclusive a pipoca.

A curadora do evento, ao explicar a dinâmica do Cine Sesi, diz que em muitas cidades do interior os momentos em que as pessoas se reúnem coletivamente em espaços públicos estão mais ligados à religião e a política. “A nossa proposta é que a população se encontre em nome da cultura.

E, com isso, desperte um olhar mais crítico tanto para a religião, política e outros assuntos que rondam seu cotidiano. Esse é o papel da cultura. O cinema tem esse poder de ajudar a mente a ficar mais perspicaz e criativa, independente de classe social ou profissão. Isso afeta diretamente na qualidade de vida do cidadão”, avalia Lina Rosa.
Vão ser apresentados os curtas metragens “Plantae”, uma animação de Guilherme Gehr; “Próxima”, de Luiza Campos; e “Médico de Monstros”, de Gustavo Teixeira. Já os longas metragens, são: “Pequeno Segredo”, de David Schumann; “O Filho Eterno”, de Paulo Machline; e a animação “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha.

O “Pequeno Segredo” relata a relação da Família Schumann com a menina Kat, uma criança frágil, mas de muita personalidade; enquanto “O Filho Eterno” retrata a história de um casal que espera a chegada do primeiro bebê. Mas a alegria do pai vira incerteza com a descoberta de que o filho tem síndrome de down.

"No caso de O pequeno segredo, temos uma história que fala sobre generosidade e respeito às diferenças, algo que precisamos em uma época de intolerância”, explica a curadora Lina Rosa Vieira.
Outro destaque é o “Touro Ferdinando”. Grande e forte, mas de temperamento doce, Ferdinando é escolhido por engano para as touradas. Sua verdadeira luta é provar que não se deve julgar ninguém pela aparência. Direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Esse final de semana o projeto também acontece na cidade de Floresta. Em Pernambuco, o projeto entrou na sua 12ª edição e já foi visto por mais de 87 mil pessoas em 22 municípios.

Serviço
Cine Sesi Itambé
De 30 de novembro a 02 de dezembro
A partir das 18h30
Na Praça da Biblioteca

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-