26 março 2018

Segurança Pública: Em Goiana, fórum vai debater a interiorização da violência

O Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS), que tem atuação na região norte do Grande Recife (Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba e Goiana), irá realizar o seu terceiro encontro na cidade de Goiana na próxima terça-feira (27), das 8h30 às 13h30. Em pauta, "A interiorização da violência e das políticas de segurança pública".

A diminuição da mortalidade homicida nas capitais e regiões metropolitanas tem provocado a expansão da criminalidade nos demais municípios brasileiros. O fenômeno não é nenhuma novidade e nem exclusividade do Estado de Pernambuco, mas nos últimos anos passou a ficar bem evidenciado nas estatísticas do crime da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo do Estado. Segundo o "Mapa da Violência", divulgado pelo instituto Sangari (2011), os criminosos se afastam dos grandes centros em direção as cidades do interior, onde a repressão policial é bem menos intensa.

O tema será abordado por Humberto Freire(secretário executivo de Defesa Social) que vai mostrar o que a SDS está fazendo para deter a escalada da violência em alguns municípios do interior. "O que estamos assistindo é a reorganização espacial da violência no país, com o deslocamento do crime das capitais para regiões interioranas com um certo dinamismo econômico", afirma Yves Ribeiro, presidente do FRPS. "Daí o momento oportuno para discutir sobre um tema que vem atormentando milhares de pessoas", agregou.

O fórum é uma iniciativa da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social, em conjunto com os municípios da região. A missão do FRPS é promover o debate sobre políticas de segurança pública e prevenção social, disseminando os valores propulsores da cultura de paz e valorização da vida.

Paulista em 1º lugar
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-