28 novembro 2017

Música da Gente: Projeto em Goiana promove concerto realizado por estudantes

Após cinco meses de trabalhos de sensibilização musical, ação Música da Gente, do Sesc, chega ao público na próxima terça-feira (28/11)

Garrafas PET, cabos de martelo, canos de PVC. É com esse tipo de material que alunos do Sesc Ler Goiana, na Mata Norte do estado, estão compondo música. Após cinco meses de atividades de sensibilização e produção musical, o projeto Música da Gente chega ao fim esta semana com um concerto realizado pelos próprios estudantes e gravação de um DVD. A apresentação, aberta ao público, acontece nesta terça-feira (28/11) no Centro Cultural Historiador Antônio Correia de Oliveira, que fica na unidade.

Participam do projeto alunos de cinco turmas, duas do 6º ano do Ensino Fundamental e três de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo essas últimas de Alfabetização e 1º e 2º Ciclos. Ao todo, foram gravadas cinco músicas, uma de cada turma. O concerto ainda será dividido em duas sessões, a primeira com o Ensino Fundamental, às 14h, e a segunda com a EJA, às 19h.
Iniciado em junho deste ano, o projeto Música da Gente é uma ação do Departamento Nacional do Sesc, que também foi implantada no Distrito Federal, Mato Grosso e Santa Catarina. “No início, o trabalho foi focado em abrir os sentidos para diferentes e novas possibilidades. Assim, eles aprenderam a produzir sons com objetos como madeira, plástico, metal etc. Depois, foi a vez da construção de instrumentos e os alunos manusearam garrafas PET, canos de PVC e cabos de martelo, utilizando ferramentas como serra, lixa e tesoura para moldá-los”, conta o instrutor de Atividades Artísticas do Sesc Ler Goiana, Izaias Neto.

A partir disso, os alunos começaram a usar os instrumentos que criaram para compor as músicas do concerto. Criando de forma livre, os estudantes construíram juntos um repertório ligado a ritmos da cultura popular, como coco e caboclinho. “Dentro da sala de música, foi montada uma estrutura de estúdio, com toda a aparelhagem, cabos e microfones. Assim, eles tiveram a oportunidade de conhecer o processo que é feito para captação de áudio”, detalha Izaias Neto.

Serviço – Projeto Música da Gente
Local: Centro Cultural Antônio Corrêa, Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n
Data: 28 de novembro
Horários: 14h e 19h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3626-5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-