19 outubro 2017

Cultura: Grupo de coco chega a Goiana e exalta raízes musicais pernambucanas

Projeto Sonora Brasil traz para cidade o Coco de Tebei, do Sertão pernambucano, para apresentação gratuita no Ateliê Valcira Santiago, dia 21/10, às 20h

Tendo em vista a promoção da diversidade cultural brasileira, por meio da difusão de ritmos e expressões musicais pouco conhecidos, o projeto nacional Sonora Brasil aporta mais uma vez em Goiana no sábado (21/10) com uma atração pernambucana. A partir das 20h, o grupo Coco de Tebei, da cidade de Tacaratu, no Sertão, faz uma apresentação aberta ao público no Ateliê Valcira Santiago, na Rua da Conceição, no centro da cidade.

Formado por agricultores e tecelões da comunidade Olho D’ Água do Bruno, localizada na região do Médio São Francisco, o Coco de Tebei traz um repertório que remonta a práticas passadas de geração em geração. “O coco é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pela pisada de quem dança. A sonoridade que é resultado da harmonia do canto com o ritmo da pisada nos remete, de certa forma, a uma ritualística indígena”, explica o instrutor de Atividades Artísticas do Sesc Ler Goiana, Izaias Neto.

Atualmente, integram o grupo as cantadeiras Maria do Carmo de Jesus, Nivalda Rosa Gomes do Nascimento e Maria Nazaré Nunes dos Santos, além dos dançadores José Lira dos Santos, Janaína Maria dos Santos, Edna Nivalda do Nascimento Silva, Agnaldo José da Silva, Genivaldo Lira dos Santos e Edilane dos Santos.

Sonora Brasil – No biênio 2017/2018, a inciativa traz para o Nordeste o tema “Na pisada dos cocos”, que apresenta a expressão típica da Região Nordeste, trazendo dois grupos do litoral e outros dois do interior. Em Goiana, o projeto promoveu, em julho e agosto deste ano, apresentações dos grupos Coco de Iguape, do Ceará, e Coco de Zambê, do Rio Grande do Norte. Em outubro, a ação volta à cidade com o grupo pernambucano Coco de Tebei.

Serviço – Sonora Brasil com o Coco de Tebei
Local: Ateliê Valcira Santiago, Rua da Conceição, nº 55, Goiana
Data: 21 de outubro
Horário: às 20h
Entrada gratuita
Informações: (81) 3626-5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-