18 outubro 2017

Atividades Físicas: As vantagens de praticar crossfit

Modalidade esportiva de alta intensidade favorece a queima de gordura, fortalece os músculos e melhora o condicionamento físico

O crossfit é uma prática que vem se tornando febre entre aqueles que procuram uma vida mais saudável com a realização de exercícios. Baseada em movimentos funcionais, a modalidade treina 10 capacidades físicas, proporcionando um aumento no condicionamento físico, e proporciona  a adaptação fisiológica de qualquer um que realiza a atividade, independente da idade ou nível físico. O esporte, inclusive, pode ser praticado por grávidas, idosos e crianças, desde que acompanhados por profissionais qualificados.
Segundo o coach Fernando Fontelles, do Vikings Crossfit, o treino é realizado pelo corpo e não por máquinas. Os movimentos funcionais, baseados naqueles similares aos realizados no cotidiano, como agachamento e levantamento de peso, são feitos em alta intensidade com sequências que duram de 5 a 20 minutos. “Também utilizamos técnicas e equipamentos específicos, como barras olímpicas, pesos livres, caixas, pneus, bolas, cordas, argolas, elásticos, entre outros, aqui a maquina é o corpo humando”, explica Fernando, que é treinador de crossfit Level 2, com certificado em levantamento de peso olímpico nível 2.
A rotina nas aulas estimula entre os alunos uma competição saudável e a diversão no esporte além de trazer diversos benefícios físicos para eles: aumenta a força, a resistência muscular, a flexibilidade, o equilíbrio, a energia, previne lesões, reduz medidas e o percentual de gordura, melhora a capacidade cardiovascular e respiratória. “Tudo isso está aliado aos ganhos na saúde mental, com a redução do stress e aumento da autoconfiança”, afirma Fontelles.
Benefícios gerais:
- Resistência cardiovascular
- Resistência e potência muscular
- Aumento do gasto calórico
- Força
- Agilidade
- Flexibilidade
- Equilíbrio
- Coordenação
- Velocidade
- Prevenção de lesões
- Redução de stress
- Sensação de bem estar e superação.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-