27 julho 2017

Pernambuco: Curso de Mecânica de Moto prepara reeducandos para o mercado de trabalho


O primeiro curso do maior programa de qualificação profissional para reeducandos de Pernambuco, lançado semana passada pelo Governo do Estado, reúne 100 participantes até o dia 07 de agosto, com duas turmas pela manhã, de 8h às 14h; e duas à tarde, das 14h às 20h, nas cidades do Recife e Paulista. A capacitação faz parte de um cronograma de nove cursos, promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), por força de convênios oriundos de emendas parlamentares, sem ônus para o estado.

Os outros cursos oferecidos são nas áreas de Pedreiro Geral, Pedreiro Revestidor, Doces e Salgados, Encanador, Eletricista Geral, Eletricista Predial, Pintura Predial e Gesseiro. Cibele Martins de Souza, 35, é uma das três mulheres reeducandas inscritas. Ela está fazendo o curso em Paulista. “Quando saí do cárcere não tive apoio. Mas encontrei o Patronato Penitenciário, que deu a oportunidade de me preparar para a volta ao mercado de trabalho. Além de me auxiliar na parte psicossocial. Não posso mudar o passado, mas o presente e o futuro vou fazer diferente”, ressaltou.  

Os cursos do programa de qualificação vão disponibilizar ajuda de custo no deslocamento dos participantes, através do carregamento do cartão VEM, e também na alimentação para os reeducandos. Para José Alexandre Miranda, que assina há dois anos no Patronato Penitenciário e trabalha na área de jardinagem em Jaboatão dos Guararapes, “esta é uma nova oportunidade para se profissionalizar. Já fiz outros cursos de marketing pessoal e manutenção de micro”.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-