19 abril 2017

Alerta: Jogo da Baleia Azul muda comportamento de adolescentes, diz psicóloga

É possível sim identificar quando uma criança e adolescente está envolvida em uma situação de ameaça, em decorrência do envolvimento dela em um jogo como o da Baleia Azul. É o que afirma a psicóloga Priscila Bastos, especialista no atendimento de pacientes dentro desse perfil.

Segundo a especialista, os adolescentes já demonstram uma mudança de comportamento expressiva como característica da fase, mas quando eles estão numa situação de ameaça, os comportamentos fogem da normalidade. “Eles demonstram outros hábitos e fazem coisas novas. Se os pais acompanharem, vão logo perceber a diferença”, comentou Bastos.

Alguns sintomas mais comuns são a preocupação excessiva em usar a internet, em estar com acesso ao serviço; e o uso de roupas que cobrem possíveis mutilações e cortes. Os usuários do aplicativo, geralmente, recorrem a esse recurso, porque já estão fragilizadas e com sintomas depressivos. “É importante observar se a criança e o adolescente está convivendo com outras pessoas. O isolamento é um outro sintoma muito forte de que ele não está bem”, explicou a psicóloga. “Os pais devem estar presentes, acompanhando tudo, mas sem deixar de respeitar o espaço deles. O melhor caminho é o diálogo”, completou.

A maior questão envolvida nesse alerta com relação ao jogo é o fato de que as crianças e adolescentes não estão dentro de um processo de amadurecimento suficiente para resistir à ameaças. Por isso, são mais suscetíveis às abordagens de jogos como o da Baleia Azul. Por isso, em todo o caso, a atenção dos pais é o fator chave para perceber quando algo está errado.
Entenda melhor o jogo

O jogo, que surgiu na Rússia em 2015, consiste na realização de 50 desafios. O último deles é tirar a própria vida. A princípio, para participar, é preciso fazer parte de uma rede social chamada VK. No Brasil, o Baleia Azul estaria sendo difundido por outras redes sociais e aplicativos de mensagens.

A morte de uma adolescente no mato grosso com sinais de automutilação e de um rapaz que deixou uma mensagem anunciando que iria se matar em Minas Gerais estão sendo investigadas sob a suspeita de ligação com o jogo. Na Paraíba, a polícia militar emitiu um alerta depois que se descobriu que uma turma inteira estaria participando do Baleia Azul.
Texto: TVJornal
Vídeos: TVJornal e TVClube
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-