15 março 2017

Enquanto isso: População de Aliança será beneficiada com obra de melhoria de abastecimento

Obra de expansão da rede de distribuição  permite o fornecimento de água durante 24 horas para o município

Na cidade de Aliança, localizada na zona da Mata, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) concluiu um empreendimento que possibilitou o fornecimento de água durante 24 horas para os moradores do município. Agora a população tem mais água nas torneiras, sem que para isso a companhia tenha necessitado investir no aumento da vazão de água destinada para a cidade. A melhoria no abastecimento foi possível graças a uma obra de adequação e expansão da rede de distribuição de água, por meio de ações de setorização e redução de perdas do sistema, concluída no mês de fevereiro.
A companhia instalou válvulas redutoras de pressão (VRP), que são dispositivos de controle para evitar grandes pressões nas tubulações e, consequentemente, estouramentos e vazamentos. Além disso, foram implantadas e substituídas 11.500 metros de rede de distribuição da cidade - que foram interligadas à rede já existente - e instaladas mais de 2.000 unidades de hidrômetros. Também foi construído um reservatório com capacidade para 70.000 litros, volume suficiente para atender o setor central da cidade, e providenciada a automação do sistema. A obra recebeu o investimento no valor de R$ 3,3 milhões, recursos próprios da Compesa e da Caixa Econômica Federal.
Com essas medidas, a companhia retirou Aliança do regime de calendário de abastecimento, que era de dois dias com água e quatro dias sem. "Essas intervenções garantiram a ampliação do sistema de abastecimento de água, inclusive, com um volume de água inferior ao que era praticado anteriormente a esta obra. Isso porque foi feito um investimento em redução de perdas, como o aumento da medição e micromedição", explica o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Denis Fernando Mendes, informando que o Rio Siriji fornece água para Aliança por meio de duas captações, sendo uma local e outra a partir do Sistema Integrado Siriji. Somando as duas captações, são destinados 65 litros de água por segundo para o município.

Fonte: Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-