30 março 2017

Denúncia: Galeria entope e rua fica alagada com esgoto em Goiana

O problema existe há aproximadamente um ano.

Moradores do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, estão indignados com a situação em que se transformou um trecho da Rua Deputado Ulisses Guimarães, no Loteamento Nova soledade, no Centro da cidade, principalmente nos dias de chuva. Internautas do Blog do Anderson Pereira alegaram que a galeria, entupida há aproximadamente um ano, transborda e o esgoto toma conta da via, provocando transtornos e mau cheiro, quase insuportável, aos comerciantes, moradores e transeuntes da localidade todos os dias.

Como o escoamento da água das chuvas em Goiana é prejudicado pelo entupimento de vários trechos de galerias, em poucos minutos o esgoto toma conta das ruas. Por isso, o que já é um problema se transforma num rio de carniça, além de atrair inúmeros insetos para a região.

Um lavajato que existe no local também está sendo bastante prejudicado com a falta de saneamento, pois como na frente de seu estabelecimento existe esgoto à céu aberto, acaba afastando os clientes.

Os denunciantes dizem que já fizeram várias reclamações aos órgãos públicos, mas nada foi feito.

Constituição Federal - O saneamento básico é uma importante ferramenta de preservação do meio ambiente e da saúde da população. Os serviços de saneamento básico representam importância fundamental para o desenvolvimento das cidades, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida à população e ajuda na preservação ambiental. A Constituição Federal (CF) promulgada em 1988 definiu em seu art. 225 que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Ainda, conforme a CF a titularidade dos serviços de saneamento foi repassada aos Municípios, pois possuem status de entes da federação, ao lado da União, dos Estados e do Distrito Federal.

Doenças - A ausência de tratamento de esgoto traz doenças que afetam pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas. Estas doenças são causadas principalmente por microrganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana, presentes em água contaminada. Febre tifóide, febre paratifóide, diarreia por vírus, cólera, hepatite A, amebíase, giardíase, esquistossomose e leptospirose, além de inúmeras outras doenças que são causadas pela falta de tratamento de esgoto.

Outras denúncias e flagrantes poderão ser enviados para o whatsApp do Blog, através do número: (81) 9.9292-6725.

Blog do Anderson Pereira
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-