30 março 2017

Cultura: Goiana recebe seminário e entrega de títulos aos Caboclinhos da Mata Norte

O evento, que é aberto ao público, acontece nesta quinta-feira (30), no Cine Teatro Polytheama

O Cine Teatro Polytheama, localizado no centro de Goiana, na Zona da Mata Norte, recebe nesta quinta-feira (30), a partir das 10h, a 8ª edição do Seminário de Caboclinhos e Índios de Pernambuco. O evento, promovido pela Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco (ACCIPE), é aberto ao público e possui como objetivo principal celebrar a primeira Assembleia Indígena no Brasil, ocorrida no ano de 1645, no Engenho Tapecirica (atual Engenho Teresinha), na zona rural de Goiana.

Durante o seminário, o Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe farão a entrega de títulos de Patrimônio Imaterial do Brasil aos grupos e mestres de Caboclinhos atuantes na região da Mata Norte. O título foi concedido em reunião realizada no dia 24 de novembro do ano passado, através do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN, em Brasília. “Também estaremos aproveitando esta realização, que possui sua fundamental importância por referenciar anualmente os povos tradicionais da Mata Norte, para fazer a entrega do DVD que consiste no vídeo-documentário do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC)”, adiantou Teca Carlos, coordenadora de Cultura Popular da Secult-PE.

Contando em sua abertura com a apresentação do grupo de caboclinhos Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga, representando todos os grupos da região, o seminário possuirá conferência com o tema ‘A importância do Título de Patrimônio Imaterial do Brasil’, que será comandada pelo diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz. O evento contará também com a presença da presidente da Fundarpe, Márcia Souto. “Queremos congratular com a Associação Carnavalesca dos Caboclinhos e Índios de Pernambuco, pela realização deste importante evento, que fortalece e firma as questões pertinentes às manifestações do caboclinho, tão importantes para sua salvaguarda e a auto-estima do seu povo”, ressalta Márcia.

Programação
10h | Abertura
- Apresentação do Índio Canindé Brasileiro de Itaquitinga
- Seminário 2017
- “A importância do Título de Patrimônio Imaterial do Brasil’’ – breve conferência do diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Hermano Queiroz
- Entrega dos diplomas ‘Caboclinhos – Patrimônio Imaterial do Brasil’, pelo IPHAN, Secult-PE e Fundarpe

Serviço
8ª edição do Seminário de Caboclinhos e Índios de Pernambuco
Quando: quinta-feira, 30 de março
Horário: a partir das 10h
Local: Cine Teatro Polytheama (Av. Marechal Deodoro, s/nº,  Centro – Goiana)
Acesso gratuito

Cultura
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-