01 novembro 2016

Cultura: “Cinema na Estrada” leva filmes pernambucanos a 25 municípios do Estado

Municípios de Camaragibe, Itapissuma, Itamaracá e Goiana vão receber as exibições gratuitas do projeto da Secult-PE e Fundarpe

As cidades de Camaragibe, Itapissuma, Itamaracá e Goiana, localizadas na Região Metropolitana do Recife e Mata Norte, respectivamente, serão as próximas paradas do Cinema na Estrada. Na ocasião, o projeto do Governo de Pernambuco exibirá gratuitamente cinco curtas-metragens pernambucanos em espaços abertos das quatro cidades.

Realizado desde 2010 pelo Sistema Secult-PE/Fundarpe, o Cinema na Estrada já envolveu mais de 6.150 pessoas por meio de 123 exibições em 87 cidades e distritos. Está agora em uma fase ainda mais robusta, reafirmado sua importância para a política pública de cultura e contemplando diversas Regiões de Desenvolvimento.

“O Cinema na Estrada é um projeto simples, mas que contribui de maneira efetiva para a difusão dos filmes e o acesso dos pernambucanos às obras realizadas em Pernambuco. Muitas delas, inclusive, que contaram com recursos públicos estaduais alocados no Funcultura”, destaca Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.
Desde o dia 29/8 e até 19 de novembro, um caminhão adaptado com sistemas de som e projeção digitais vai estacionar em praças, ruas ou terreiros de comunidades tradicionais para exibir recentes curtas-metragens de cineastas pernambucanos, contemplando gêneros como animação, documentário e ficção. “O processo de escolha dos filmes que vão circular pelo Estado considerou aspectos como eixos temáticos, locais de produção das obras e a classificação indicativa, para que todos os públicos sejam bem-vindos às exibições, desde crianças à população idosa”, destaca Milena Evangelista, coordenadora de Audiovisual da Secult-PE.

O cineasta Marlom Meirelles comenta a alegria de ver seu filme (Olhos de Botão) inserido na programação do projeto: “A gente faz filmes para serem vistos, Olhos de Botão foi gravado numa pequena cidade pernambucana (Bezerros), que não tem tradição cinematográfica, então, é fantástico saber que ele vai chegar a tantas cidades, que as pessoas vão se reconhecer no sotaque, na paisagem do interior pernambucano”.

Para a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “o Cinema na Estrada dá mesmo esta importante contribuição à formação cultural da nossa gente, gera reconhecimento e promove, em muitos casos, a primeira vivência cinematográfica, já que ainda são poucas as cidades no Estado que contam com salas de exibição”.

PROGRAMAÇÃO EM GOIANA:

Salu e o Cavalo Marinho (Animação, 14 minutos, 2014), de Cecília da Fonte
Sinopse: O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, salu logo sonha em participar de um grupo de Cavalo marinho, folguedo tópico da região onde mora.

A Clave dos Pregões (Documentário, 15 minutos, 2015), de Pablo Nóbrega
Sinopse: Quatro Vendedores recortam a massa sonora da metrópole, em sua essência, musical.

A promessa (Ficção, 13 minutos, 2013), de Marcos Carvalho e Alisson Souza
Sinopse: Opara - rio São Francisco, nasce majestoso na Serra da Canastra - MG, mas ao longo do seu percurso vem sendo agredido pela ação do homem. Alheio a tudo isso e vendo sua família passando fome um pescador se compromete com a Mãe d'Água a lhe entregar os dois primeiros olhos que encontrar em terra. Consegue uma boa pescaria, mas fica aterrorizado ao encontrar sua própria Filha na margem do rio. Tenta desfazer o acordo e fugir.

Lua (Ficção, 17 minutos, 2013) de Paulo Caldas
Sinopse: Integrante de uma videoinstalação permanente, o filme trata da memória afetiva do Sertão gonzaguiano, em que seguimos seus personagens, seus sons, suas imagens e seus mistérios.

Mata Norte (documentário, 20 minutos, 2015), de Tuca Siqueira

CRONOGRAMA

RMR e Mata Norte
31/10 - Camaragibe (Pça. de Vera Cruz / Km 9,5 - Aldeia / próximo ao campo do rachão)
01/11 - Itapissuma (Pátio da Igreja Matriz de São Gonçalo / Próximo ao Cais)
02/11 - Itamaracá (Pça. do Pilar)
03/11 - Itamacará (Pça. de Jaguaribe)
04/11 - Goiana (Espaço Multiuso - Nova Goiana / próximo ao SAMU)
05/11 - Goiana (Pça. Maria Camarão - Tejucupapo).

Fonte: Portal Cultura PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-