24 outubro 2016

Investimento: Jeep lança programa de Educação no Paulista

Parceria entre Jeep, Prefeitura do Paulista e Instituto Qualidade no Ensino (IQE) irá qualificar 316 professores e gestores da rede municipal de ensino.

O trabalho visa ajudar na melhoria da qualidade da Educação, beneficiando diretamente cerca de 6.000 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A chegada do Qualiescola no Paulista marca o início da expansão dos programas da Jeep na área de Educação, que serão implementados em outras regiões onde a FCA está presente.

A Jeep inicia o processo de expansão de suas ações sociais em Educação no Brasil. Em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e a Prefeitura do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em Pernambuco, promoverá, ao longo de três anos, a qualificação de 262 professores (40% do corpo docente do Ensino Fundamental da cidade) e de 54 gestores da rede municipal. O Programa Qualiescola tem como objetivo contribuir para uma mudança estrutural no ensino de Paulista. Serão envolvidas 54 escolas, melhorando a qualidade da aprendizagem de cerca de 6.000 alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A Educação foi  definida como área-chave para os programas de Sustentabilidade desenvolvidos pela Jeep. As cidades situadas na área de influência socioeconômica do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE), foram as escolhas naturais para receber, de forma pioneira, os programas, que começaram a ser implementados no final de 2014, antes mesmo do início da produção comercial da fábrica de automóveis. Até 2018, o investimento somará R$ 5,4 milhões, envolvendo recursos próprios e financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Temos uma meta muito clara: contribuir ativamente para construção de um novo amanhã. E não há outro caminho para alcançar a verdadeira transformação social que não seja por meio da Educação de qualidade para as próximas gerações. Acreditamos na participação ativa do setor empresarial e no trabalho conjunto com Poder Público e Terceiro Setor para o desenvolvimento de políticas sólidas para a Educação no Brasil. A chegada do Qualiescola no Paulista é especial, porque marca o começo do processo de expansão de nossas ações em Educação, que irão alcançar outras regiões do País onde a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) está presente”, destaca o diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Marco Antônio Lage.

Hoje, aproximadamente 230 professores e gestores e 7.000 estudantes do Ensino Fundamental da cidade pernambucana de Igarassu já são beneficiados pelo Qualiescola, em uma parceira formada por Jeep, Prefeitura da cidade e IQE. Em 2015, com apenas um ano de programa, a rede municipal alcançou a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) definida pelo Ministério da Educação (MEC) – indicador oficial de qualidade do ensino no Brasil.

O Qualiescola auxilia as unidades escolares a alcançarem autonomia e melhorarem a formação de crianças e adolescentes, que passam a contar com uma aprendizagem de maior qualidade. O trabalho começa com amplo diagnóstico da rede municipal de Ensino, com uma avaliação dos conhecimentos e habilidades dos cerca de 6.000 alunos beneficiados. Nesse trabalho são identificadas as principais dificuldades e os potenciais de melhoria. O material final é um banco de dados estratégico que irá orientar toda a etapa de qualificação, que será estruturada por ações focadas para melhoria de cada um dos problemas identificados - em cada escola, turma e estudante.


“Uma educação de qualidade se faz através da articulação de três componentes fundamentais, as quais qualifico como ‘os 3 – pês’: Professor, Pedagogia e Pais. O Projeto Qualiescola busca a conjugação destas três dimensões, assegurando que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito, e ajudando os pais a desempenharem o papel de co-educadores dos filhos. Tudo isto sob um processo avaliativo que permite acompanhar individualmente o desempenho de cada estudante e provendo o professor de todas as ferramentas pedagógicas necessárias à otimização do processo ensino-aprendizagem. Isto posto, poderemos assegurar um salto qualitativo nos indicadores educacionais do município do Paulista”, contextualiza o presidente do Conselho do IQE, Marcos Magalhães.

Além da qualificação de 262 professores nas disciplinas de português e matemática e no método pedagógico, 54 diretores receberão assessoria para melhoria da gestão escolar. As equipes também são apoiadas na implantação de um sistema de avaliação de aprendizagem para todos os alunos; no desenvolvimento de programas de reforço escolar; e na construção de uma gestão mais participativa nas escolas.

“Depois de todos os investimentos que fizemos na educação do Paulista, com investimentos em reformas de 12 escolas; entrega do kit de material escolar, e do fardamento; melhoria da merenda e entrega de óculos, agora vamos atuar na elevação da qualidade do ensino, com o programa Qualiescola. Em parceria com a Jeep, a Educação do Paulista vai dar  um salto, com os professores mais preparados, ensinando mais e os alunos aprendendo melhor”, celebra o prefeito do Paulista, Júnior Matuto.

O programa deixa como legado para a cidade uma rede municipal de Ensino mais qualificada, com a formação de uma equipe própria e permanente de formadores, dentro da Secretaria de Educação, dedicada à manutenção das ações e diretrizes implantadas.

NÚMEROS DO PROGRAMA QUALIESCOLA NO PAULISTA

Período: 3 anos

Professores qualificados: 262
Diretores qualificados: 54
Escolas envolvidas: 54
Alunos beneficiados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental: 6.000.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-