20 setembro 2016

Economia: Movimento incentiva fortalecimento dos pequenos negócios na Mata Norte

Compre do Pequeno Negócio promove atividades voltadas aos empreendedores para prepará-los para o dia 5 de outubro.

Incentivar o cliente a fazer compras perto de casa, fortalecer a economia do seu bairro e estimular o crescimento de pequenos negócios em sua região. Esses são alguns dos objetivos do Movimento Compre do Pequeno Negócio, promovido pelo Sebrae. A ação, que tem como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa, acontecerá em 14 municípios pernambucanos e contará com palestras e capacitações que visam à preparação dos empresários para esta data. Os encontros já acontecem a partir do dia 15 de setembro.

Criado em 2015, o Movimento surgiu com o objetivo de estimular os consumidores a comprarem de pequenos negócios, fortalecendo assim a economia e o crescimento desses estabelecimentos, que representam 98% do total de empresas de Pernambuco e geram 48% dos empregos formais. Em um ano, 22.486 novas empresas – pequenos negócios que faturam no máximo R$ 3,6 milhões anualmente – foram formalizadas no estado. A intenção do Sebrae é transformar o simbólico dia da pequena empresa em um movimento de cidadania com o engajamento da sociedade, ao conscientizar o consumidor de que o ato de comprar do pequeno negócio fortalece o comércio local e resulta em ganhos para toda comunidade.

“O Movimento Compre do Pequeno Negócio é uma estratégia que além de promover negócios para este segmento das micro e pequenas empresas estimula a sociedade sobre a importância da geração de renda, empregos e desenvolvimento local, através do fortalecimento dos pequenos negócios. Trata-se de uma política pública que tem como proposta criar mais uma data comemorativa do varejo, associada ao consumo cidadão que promove ganhos para a sociedade e, consequentemente, a melhoria de vida das pessoas”, esclarece o superintendente do Sebrae Pernambuco, Oswaldo Ramos.

No total, Pernambuco conta com 337.739 pequenos negócios, mas o Sebrae planeja ampliar a marca, através de suas capacitações. A maior delas acontece no dia 20 de setembro, quando serão realizadas palestras magnas simultâneas no Recife, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Caruaru, Petrolândia, Araripina e Petrolina. O Sebrae espera inserir o Dia da Pequena Empresa no calendário do varejo, como referência para tornar os pequenos negócios lembrados pelo consumidor sempre, mas de forma especial no dia 5 de outubro.

Mata Norte – Além das capacitações em Goiana, mais três municípios da Zona da Mata Norte contarão com ações do Movimento: Condado, Timbaúba e Carpina. Para o gerente da Unidade Mata Norte do Sebrae em Pernambuco, Leonardo Carolino, o Movimento é uma grande oportunidade de fortalecer os negócios de toda área.

"Comprar do pequeno negócio é hoje a melhor forma de valorizar as empresas locais, fazendo com que produzam mais, gerem emprego e renda e assim, fortaleçam a economia do município e região", destacou o gerente.

Confira a programação do Movimento na Mata Norte:
Município
Palestra/Curso
Data
Local
Horário
Goiana
Alimente sua empresa com inovação
20 de setembro
Sesc Ler Goiana
19h às 21h
Goiana
Gestão Financeira na medida
26 a 30 de setembro
AD Goiana
13h às 17h
Goiana
Gestão Estratégica de Vendas
3 a 7 de outubro
AD Goiana
19h às 22h
Goiana
SEI Empreender
3 de outubro
AD Goiana
18h às 22h
Goiana
SEI Vender
4 de outubro
AD Goiana
18h às 22h
Goiana
SEI Controlar meu dinheiro
5 de outubro
AD Goiana
18h às 22h
Goiana
Decoração de rua
5 de outubro
Praça do Coreto
9h às 12h
Timbaúba
Lançamento do Programa Desenvolver Timbaúba
5 de outubro
Praça Carlos Lira
9h
Condado
Práticas de Produtividade no Artesanato
19 a 23 de setembro
Assentamento Maria Luisa Ferreira
8h às 17h
Condado
SEI Formar Preço de Venda
26 de setembro
Escola Emapa
18h às 22h
Carpina
A liderança no processo empreendedor
5 de outubro
Falub
19h às 22h
Carpina
Qualidade no atendimento
26 a 30 de setembro
Falub
19h às 22h
Dia da Micro e Pequena Empresa
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.
Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-