02 setembro 2015

Histórico: Durante solenidade, maestro Duda rege as bandas Saboeira e Curica em Goiana

Na noite desta segunda-feira (31), a Câmara Municipal de Goiana, através de uma sessão solene realizada ao ar livre, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, concedeu a Medalha José Pinto de Abreu para o Maestro Duda, ícone da música pernambucana e natural da cidade, e para as bandas Curica e Saboeira, símbolos da cultura goianense.

Durante a solenidade, em um momento ímpar da história do município, o Maestro Duda regeu as sesquicentenárias bandas musicais Curica e Saboeira.
Saiba mais sobre os homenageados:

O Maestro Duda também é Patrimônio Vivo do estado e foi eleito um dos 100 maiores arranjadores do século (no Brasil apenas ao lado do carioca Pixinguinha e do mineiro Wagner Tiso). Tem sambas gravados por Jamelão e arranjos inseridos em frevos de sucesso de J. Michiles e Luiz Bandeira, interpretados por Alceu Valença, a exemplo de Roda e Avisa e Voltei Recife, respectivamente.

A Curica, fundada em 8 de setembro de 1848, é Patrimônio Vivo de Pernambuco (Lei 12.196/2002) e considerada a mais antiga (em atividade ininterrupta) da América Latina. Grandes músicos e regentes pernambucanos, e porque não dizer brasileiros, envergaram os instrumentos e regeram as duas sociedades musicais.

Pela Saboeira, por exemplo, passaram o próprio José Ursicino da Silva (nome de batismo do Maestro Duda), Guedes Peixoto e Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o não menos famoso Maestro Spok. O músico pernambucano José Lourenço da Silva, um dos mais importantes da história do frevo, sobretudo na primeira metade do século passado, conhecido como Capitão Zuzinha, que denomina rua em Boa Viagem e a banda musical da Polícia Militar de Pernambuco, aos 17 anos iniciou como regente na Saboeira e posteriormente também teve passagem pela Curica, antes de ser o regente da supracitada banda militar.

Com informações de Hélder Gadelha/BlogdoFelipeAndrade
Foto e Vídeo: Cleiçon Henrique
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-