15 julho 2015

Segurança: Jeep Renegade ganha nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP

Modelo é o primeiro fabricado no Brasil a obter este resultado. Fiat Novo Palio melhorou, mas Chery QQ zerou as duas avaliações

A rodada mais recente de testes do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe) sagrou o Jeep Renegade como o primeiro carro feito no Brasil a conseguir cinco estrelas tanto na proteção de ocupantes adultos quanto crianças.

O utilitário da Jeep é produzido na nova fábrica da empresa em Goiana (PE). O Renegade tem dois airbags frontais, freios ABS e lembrete de cinto de segurança como itens de série em todas as suas versões. Para o Latin NCAP, a estrutura do modelo é forte e "airbags e cintos de segurança protegem corretamente os ocupantes no impacto frontal".

Em dezembro de 2013, o Ford EcoSport se tornou o primeiro carro produzido no Brasil a conseguir cinco estrelas nos testes do Latin NCAP. Mas o modelo produzido em Camaçari (BA), obteve a nota máxima apenas para a proteção aos ocupantes adultos. Na avaliação para a segurança dos passageiros crianças, foram quatro estrelas.
Também foram testados o Fiat Novo Palio e o novo Chery QQ. O modelo da Fiat, equipado com dois airbags frontais, melhorou a classificação em relação à avaliação de 2014. No ano passado, ele obteve três estrelas na proteção aos ocupantes adultos e duas na proteção aos passageiros crianças. Agora, estes números são, respectivamente, quatro e três estrelas.

Influenciaram na revisão positiva da nota a atualização no sistema de lembrete do uso do cinto para o motorista — novidade presente em todas as unidades desde este mês — e a melhora no manual de instruções para a instalação de Sistemas de Retenção Infantil.
Já a versão básica do novo Chery QQ, vendida em alguns mercados latino-americanos como IQ, não conseguiu nenhuma estrela nem para os adultos nem para crianças. A versão testada — produzida na China e sem airbags — não é vendida no Brasil, já que a legislação proíbe a venda de carros novos sem airbags desde o início de 2014.

A falta do equipamento de segurança foi um dos fatores que derrubaram a nota do carrinho. Outra falha que, segundo o Latin NCAP afetou a avaliação foi o fato de a Chery não ter recomendado os sistemas de retenção infantil para serem usados durante o teste, recomendação da qual o Latin NCAP faz questão.

"Os fabricantes devem ser responsáveis pela segurança de todos os passageiros que viajam em seus carros: adultos e crianças", ressaltou o programa em comunicado.

OS VÍDEOS DAS AVALIAÇÕES

Jeep Renegade


Novo Palio


Chery QQ
Globo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-