10 julho 2015

Meio Ambiente: Polo Automotivo Jeep realiza ação voluntária com resgate da biodiversidade em Igarassu

Voluntários do Polo ajudaram a construir jardim composto por espécies nativas da região na Escola Cecília Maria Vaz Curado

As fronteiras do Polo Automotivo Jeep ficaram pequenas para a dimensão que o Programa Biodiversidade vem alcançando. Nesta quinta-feira (09), um jardim composto por sete espécies de plantas da mata nativa da região oriundas do viveiro do Polo começou a ser plantado na Escola Cecília Maria Vaz Curado, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A instituição faz parte do Programa de Implantação de Escolas em Tempo Integral, uma parceria da FCA – Fiat Chrysler Automobiles com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

A iniciativa marcou o início das ações voluntárias feitas dentro da plataforma de sustentabilidade da Jeep por profissionais da área de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. Na ocasião, eles apresentaram em todas as salas de aula o trabalho de resgate da flora nativa local realizado pelo programa Biodiversidade da Jeep e distribuíram para os alunos 360 sementes de mudas de Acácia (Cassia grandis) e Cupiuba (Tapirira guaianensis), duas espécies da Mata Atlântica que estão sob risco de extinção e que estão sendo cultivadas no viveiro do Polo Automotivo. A ideia é ensinar como as plantas devem ser cuidadas e estimular os professores a utilizar o jardim como base prática para conteúdos trabalhados em sala de aula.

“Foi uma experiência excepcional, vi hoje uma boa semente que devemos cultivar sempre. A ideia é envolver nesse clima de solidariedade todos os funcionários que trabalham no Polo a fim de construirmos uma sociedade melhor. Para isso, é importante ter o mesmo espírito de serviço que utilizamos para fazer o produto para ajudar esses alunos a terem um futuro melhor”, ressaltou Giuseppe Figluolo, gerente-geral da planta Jeep, que acompanhou in loco a ação. Também estiveram presentes a responsável pela plataforma de sustentabilidade do Polo Automotivo Jeep, Rosangela Coelho; a vice-prefeita de Igarassu, Elcione Ramos; e a Secretária de Educação do município, Andreika Asseker. A programação incluiu ainda a premiação do concurso de redação promovido na escola, apresentação cultural e uma oficina prática de plantio de mudas com a participação dos alunos.

Na ocasião, as melhorias realizadas na Escola Cecília Maria Vaz Curado parceria da FCA com o ICE foram reconhecidas pelos alunos da instituição. “A escola melhorou 100% comparada com o que era antes. Melhorou o aprendizado, pois agora temos uma relação muito próxima dos professores, que estão mais envolvidos conosco. A alimentação também está mais saudável e a estrutura da escola está melhor, pois agora todas as salas têm ar-condicionado, o que faz com que a gente estude mais motivados”, revela Emily Caroline, 14 anos, aluna do 9º ano.

Programa Biodiversidade - Desde junho de 2014, o Polo Automotivo Jeep iniciou um programa inédito no Nordeste de recuperação da biodiversidade, que representa o comprometimento da FCA com a sustentabilidade. O Programa Biodiversidade envolve quatro etapas: pesquisa histórica sobre a flora, levantamento técnico da fauna e flora, execução do paisagismo do Polo Automotivo e construção de viveiro com capacidade de produção de 22 mil mudas a cada três meses. O programa foi implementado a partir de um amplo levantamento bibliográfico e intenso trabalho de campo nos municípios de Goiana, Igarassu, Abreu e Lima, Itamaracá e Paulista. Os primeiros estudos relatados na história sobre a biodiversidade local resultaram em 618 espécies de plantas inventariadas. Em estudos mais recentes, em Goiana, foram identificadas 250 espécies.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-