12 julho 2015

Negócios: Parceria com Fiat Chrysler cria primeira pós-graduação em Engenharia Automotiva do NE

Resultado da união entre a comunidade acadêmica e o universo dos negócios, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para a primeira turma de pós-graduação em engenharia automotiva. Este é o primeiro curso formatado e implantado após o convênio entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e instituições de ensino de Pernambuco e Paraíba.

O curso é direcionado para engenheiros interessados em construir carreira no setor automotivo do Nordeste. A pós-graduação terá 468 horas de aula e são oferecidas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho.

Entre as disciplinas estão desenvolvimento de design industrial de veículos, dinâmica dos sistemas, comportamento mecânico dos materiais e sistemas motrizes, podendo atuar no projeto e produção de veículos como um todo e seus componentes.

A estruturação do currículo do curso foi desenvolvida após a construção de um mapa das competências estratégicas necessárias ao setor automotivo. Foram contemplados os processos de ponta a ponta e uma perspectiva de longo prazo sobre a necessidade do mercado de trabalho para os próximos 20 anos.

Além da pós-graduação da UFPE, outras iniciativas estão sendo formatadas para profissionais que atuam no setor automotivo. Em setembro, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abre 278 vagas para o curso de extensão em Powertrain. O foco é o desenvolvimento de motores, combustão interna, híbridos e elétricos. As inscrições serão abertas em agosto.

Em 2014, oito instituições assinaram um protocolo de intenções com a FCA: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-PE) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE).

Serviço
Pós-graduação em engenharia automotiva da UFPE
Inscrições até 30 de julho
Inscrição: automotiva.ufpe@gmail.com ou (81) 2126-8232/8203
Valor da inscrição: R$ 11,00
Período: 1 ano e meio

BlogdeJamildo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-