04 dezembro 2014

Plano de Contingência: Agentes de Defesa Civil fazem visita técnica à fábrica da FIAT em Goiana

A ideia é preparar agentes de Defesa Civil para atuação em planos de contingência nos setores da Indústria e Comércio, além de simular exercícios para evacuação de áreas de risco na ocorrência de desastres.

Aproximadamente 50 coordenadores e agentes de Defesa Civil de 19 municípios da Zona da Mata Norte realizaram uma visita técnica à fábrica da FIAT Automóveis, localizada em Goiana, na tarde desta segunda-feira (01/12). A ação integra a Oficina de Ações de Defesa Civil, promovida pela Casa Militar, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Codecipe). A visita foi precedida pela palestra “A FIAT em Goiana”, proferida pelo gerente da FIAT, José Geraldo Machado.

Segundo o Chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti, o objetivo é treinar os agentes para atuarem na elaboração e execução de Plano de Contingência que envolva organizações dos setores de Indústria e Comércio. “Estamos atentos para atender às demandas das cidades e suas peculiaridades, como no caso de Goiana que vai se transformando num novo polo industrial do estado.” Ano passado, experiência semelhante foi feita com agentes de Defesa Civil do Agreste que atuaram no setor de confecções, em Santa Cruz do Capibaribe, possibilitando socorrer algum tipo de desastre que atinjam empresas do comércio ou da indústria.

Pela manhã, os participantes realizaram um exercício simulado de evacuação de área de risco na Escola Municipal Irmã Marie Armelle Falguiéres (Travessa da Praça Duque de Caxias, s/n, Centro), onde está sendo realizada a Oficina de Ações de Defesa Civil de Goiana. Ao mesmo tempo, estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental assistiram à peça “Lixo no lixo” que fala da importância da preservação ambiental para evitar desastres naturais. “Esse é outro público importante treinado nas ações da Codecipe dentro do Programa Defesa Civil nas Escolas, onde desenvolvemos atividades lúdicas com alunos de escolas públicas dos municípios que sediam as capacitações, despertando a consciência e responsabilidade ambiental das crianças”, enfatizou Mário Cavalcanti.

Na terça-feira (02/12), houve a palestra “As Indústrias e o comércio de Goiana”. Os participantes também assistiram a uma palestra sobre o “Programa Cidades Resilientes” – que será ministrada pela Gerente Geral de Ação Social da Defesa Civil do Recife, Keila Ferreira.

Esta oficina de qualificação já foi realizada em Água Preta, Jaqueira e Macaparana. Nos dias 4 e 5 de dezembro haverá mais um módulo, desta vez para os municípios do Agreste, em Garanhuns.

Só em 2014, o Governo do Estado já qualificou mais de 8 mil pessoas, entre agentes públicos e moradores de áreas de risco que participaram de cursos, oficinas como esta, seminários, simulados, e da Conferência Estadual de Defesa Civil.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-