21 dezembro 2014

Goiana: Por indicação do vereador Bruno Salsa, comunidade da Boa Vista recebe mutirão de saúde

Por indicação do vereador Bruno Salsa, a Prefeitura de Goiana, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria de Saúde, realizou na última quinta-feira (18), um mutirão de saúde no bairro da Boa Vista. A ação tem por objetivo assegurar a assistência básica de saúde, além de conhecer as demandas da comunidade e evitar-se o agravamento do quadro dos pacientes, diminuindo o número de internações, sequelas e até de óbitos, e trazendo aos pacientes uma maior qualidade de vida.

Segundo a coordenadora do NASF sede, Juliana Moura, uma equipe de profissionais de saúde prestou vários serviços à população, como: atendimentos médicos e de enfermagem; aferição de pressão; teste de glicemia; apoio do NASF nas ações, promoções e prevenções de saúde; cálculo do índice de massa corporal  (IMC); exames citológicos; participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na realização de exames de identificação de HIV, com resultados sendo entregues em apenas vinte minutos, além de orientações gerais de saúde.

Juliana garantiu que outras ações serão realizadas nas próximas semanas, já que a comunidade não dispõe de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Ela afirmou ainda que haverá, em breve, a instalação de uma USF no local, mas sem previsão de inauguração.

"A iniciativa do mutirão surgiu a partir da enorme carência de ações básicas de saúde que os moradores da Boa Vista possuem, por não terem uma Unidade de Saúde da Família na comunidade. Como a USF ainda está em processo de implantação, a área é considerada de risco e merece uma atenção especial. O mutirão de saúde tem por objetivo acompanhar todos os moradores da área, e em especial, os mais prejudicados como hipertensos, diabéticos, mulheres com gestações de alto risco, crianças com déficit nutricional e as pessoas que necessitam de uma assistência mais específica", explicou o vereador Bruno Salsa. "Já fiz o pedido de um USF na Câmara Municipal e esperamos que a Prefeitura de Goiana possa atender todos os critérios o quanto antes, afim de atender o maior número possível de cidadãos", complementou.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-