19 dezembro 2014

Goiana: Mostra A Imaginária apresenta produções de alunos do Senac

Na tarde do dia 17/12, os 14 alunos do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais, oferecido pelo Senac em parceria com o Sesc, receberam convidados para a mostra A Imaginária. Realizada no Museu de Arte Sacra Escritor Maximiano Campos, no Sesc Ler Goiana, a exposição reuniu diversas peças produzidas e restauradas por eles próprios, além de peças de seus acervos pessoais, estas as mais visitadas durante a exposição. Destaque para o quadro “Girassóis”, da artesã Francisca Menezes, o “São Francisco” esculpido por Gercino Santo, a peça dourada “Kuan Yin”, de Vitor Lins, e o rosto de mulher talhado em madeira do artesão Dante Araújo na peça “Camponesa”.

Autoridades, amigos e familiares estiveram presentes ao primeiro dia da exposição, aberta a convidados. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque, ressaltou a importância da multidisciplinaridade para o sucesso do curso e da mostra. “Esta é a essência do projeto integrador, com a interação de várias turmas em uma única ação”. Isto porque a exposição contou com a participação dos alunos do curso de Salgadeiro e de Auxiliar de Cozinha, oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e dos alunos do curso de Organizador de Eventos, realizado pela Diageo através do seu programa Learning for Life. Além de Albuquerque, estiveram presentes o Secretário de Comunicação de Goiana, Manoel Borges da Costa, representando o prefeito do município, diretores, gerentes e coordenadores do Senac e do Sesc e conselheiros da Fecomércio.
Ana Morais, diretora de Desenvolvimento Educacional do Senac, afirma que o sucesso do curso foi tão grande que a iniciativa será replicada para outros municípios. “O curso superou todas as expectativas, em qualidade técnica e pedagógica, e este resultado despertou o interesse das prefeituras do Recife, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho para a realização de novas turmas”. Ainda de acordo com Morais, outro ponto que confirma a importância do investimento na área é que três dos alunos já têm convites para expor seus trabalhos fora do país. “Por isso, o Senac tem prevista uma nova turma do curso de Assistente de Restauração e Conservação de Bens Culturais para 2015 e está estudando a abertura de uma turma em nível técnico”, adianta.

No dia 18/12, a exposição foi aberta ao público, das 8h às 17h.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-