05 dezembro 2014

Goiana: Estudantes do Pronatec concluem curso, mas cobram ajuda de custo

Um grupo de alunos de um curso especial voltado para os pescadores, aquicultores e marisqueiras da praia de Atapuz, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Prefeitura de Goiana, reivindicam a ajuda de custo que deve ser oferecida pelo programa. Segundo eles, o benefício no valor de R$ 600 não foi pago há três meses, quando o curso foi concluído.

De acordo com uma estudante, o curso finalizou em agosto. Ela conta que nunca recebeu o auxílio que esperava obter após o início das aulas.

"Se não há pagamento, porque prometem? Fazem a divulgação do curso e afirmam que iremos receber logo, mas na prática ficamos à ver navios. É claro que a formação é mais importante, não temos do que reclamar do aprendizado, mas o curso vem com uma ajuda de custo, que nunca recebemos. Isso é covardia, pois só nos iludiu", desabafou.

Sobre a denúncia, a Prefeitura de Goiana informou que o curso foi oferecido e realizado pelo Ministério da Pesca e Agricultura, do Governo Federal, juntamente com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, e a gestão municipal apenas cedeu do o espaço para as aulas.

A Prefeitura de Goiana entrou em contato com os responsáveis pelo curso e verificou que o problema de repasse está acontecendo em diversas cidades onde as aulas foram ministradas.

Segundo os responsáveis pelo curso e pelo repasse, a situação já se encontra em processo de resolução e, nas próximas semanas, já deve estar concluído.

A Prefeitura se colocou a disposição para maiores esclarecimentos e avisou que está buscando, junto ao Ministério e a UFRPE, uma rápida resolutividade do problema.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-