22 novembro 2014

Teatro: Arte no Canteiro completa 150 apresentações em Pernambuco

Nesta sexta-feira (21), o projeto Arte no Canteiro chega a sua 150ª apresentação em Pernambuco, atingindo a meta estabelecida para o Estado. Desde agosto, a iniciativa patrocinada pelo SESI tem percorrido canteiros de obras da capital e do interior para alertar os trabalhadores da construção civil de forma lúdica, através do teatro, sobre a importância de utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e adotar procedimentos de segurança. A última apresentação do projeto acontece em Goiana, onde está sendo instalada a segunda fábrica da FIAT no Brasil.

"A receptividade dos operários ao Arte no Canteiro nos surpreendeu. Em todas as apresentações, observamos um alto envolvimento deles com a peça, que utiliza uma linguagem simples e bem humorada para orientar sobre os procedimentos de segurança a serem adotados, diariamente, a fim de evitar e reduzir acidentes na construção civil", conta a coordenadora do projeto no Estado, Alessandra Bezerra.

Idealizada e encenada pela premiada companhia XPTO, a peça traz personagens criados a partir de objetos comuns no setor, como carrinho de mão, balde, caçamba, pá e desempenadeira. Durante 40 minutos, eles encenam situações que levam os trabalhadores a refletir em sobre a segurança em suas próprias rotinas de trabalho. Ao final, são distribuídas cartilhas educativas, com a história da peça em quadrinhos, além de DVDs contendo a apresentação e dicas de segurança no ambiente de trabalho. Também são sorteados e camisetas alusivas ao projeto e capacetes de segurança.

"Através dessa iniciativa, o SESI sensibilizou cerca de 30 mil trabalhadores da construção civil em Pernambuco. Cada um deles conta, agora, com as informações necessárias para garantir a sua segurança e ajudar a reverter o alto índice de acidentes registrados no setor. Esperamos, em breve, ver germinar essa semente de conhecimento e conscientização que foi plantada", afirmou o superintendente da entidade, Ernane Aguiar.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-