16 novembro 2014

Cultura: Abertura do Festival Canavial é embalada com muito frevo, coco e forró

A noite desta sexta (14) foi marcada por muita dança e música rural. E não faltou alegria àqueles que se contagiaram e entraram na roda. Os bacamarteiros levaram seu batalhão para dar os primeiros tiros e anunciar o início da festa, novidade para muitos que estavam na Praça da Catedral e formavam um público de mais de mil pessoas.

Serginho da Burra foi o apresentador e mestre de cerimônia dessa celebração do canavial. Para abrir o palco, as honras não poderiam deixar de ser da atração da casa: a Orquestra Revoltosa, de Nazaré da Mata. Num espetáculo cênico completo, unindo música e dança, os 20 músicos da orquestra tocaram frevo de primeira qualidade, inclusive com clássicos de renomados Maestros da região da Zona da Mata. Os movimentos ficaram por conta do grupo Guerreiros do Passo – discípulos do famoso passista Nascimento do Passo – que perpetuam e preservam elementos coreográficos tradicionais da dança do frevo. O espetáculo conseguiu alegrar e contagiar a todo público, a partir daí a praça já estava tomada.

A atração em seguida foi o Caboclinhos 7 Flexas de Goiana sob o comando do Mestre Nelson. Entre trupes e perrés, adereços de penas coloridas, e a beleza das belas índias, a apresentação chamou a atenção do público. Mano de Baé, com o coco de roda tradicional da família Baé, colocou todos para dançarem a umbigada e entrarem na roda. As muitas luzes do palco deixaram ainda mais bonito o espetáculo do Maracatu Nação Pernambuco, atração sempre muito aplaudida pelo povo nazareno.

Encerrando a noite, a grande apresentação ficou por conta do Quinteto Violado que trouxe um grande show para celebrar a música rural e legítimo representante do estilo “free nordestino”, classificação atribuída pelo cantor Gilberto Gil. Muitos sucessos de forró, frevo e ciranda, que marcaram seus quase 43 anos de carreira. A primeira noite abriu com muita alegria o Festival Canavial 2014 em Nazaré da Mata!
Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-